Juntamente com a Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proexc), o Campus São Lourenço do Sul está realizando diversas ações e doações que visam prevenir e combater a pandemia da Covid-19 na comunidade lourenciana.
Na semana do dia 13 de abril iniciou a entrega de máscaras artesanais confeccionadas a partir do projeto de extensão “Fazendo o bem não importa a quem”, numa parceria entre o campus e a Escola Santo Molde. Já foram entregues mais de 800 máscaras na troca por alimentos.
Além das entregas realizadas pelo projeto, foram entregues máscaras na Associação Ecológica de Recicladores de São Lourenço do Sul, máscaras e alimentos na Casa do Estudante Universitário (CEU) da FURG, e máscaras e sacolas de alimentos para as comunidades quilombolas lourencianas. Também foram beneficiados com a ação o Asilo Santo Antonio e a Escola Municipal de Ensino Fundamental Germano Hübner, do 3º distrito de São Lourenço do Sul.
Na sexta-feira, 17, foram entregues 50 máscaras face shield e 50 litros de álcool glicerinado para a Santa Casa de Misericórdia de São Lourenço do Sul. Os servidores e a direção do hospital receberão mais uma remessa de álcool na sexta-feira, 24. Também no dia 17, iniciou a entrega de álcool glicerinado para as cooperativas assessoradas pela FURG.
As atividades de entrega de álcool, confecção e entrega de máscaras, e recolhimento de alimentos não perecíveis terão continuidade ao longo do primeiro semestre, junto às comunidades e grupos assessorados pela extensão universitária.
Estiveram diretamente envolvidos nas ações a liderança quilombola Franciane Dias, as professoras Graziela Rinaldi e Liandra Caldasso, da FURG, a designer Lívia da Silva, o diretor do Campus São Lourenço do Sul, Eduardo Volgheman, o pró-reitor de Extensão e Cultura Daniel Prado, e a mestranda Melissa Orestes.