PREVENÇÃO

Máscaras recebem aprovação do HU e campanha de arrecadação inicia

Cerca de 100 face shields serão entregues, entre hoje e amanhã, para profissionais do HU

Photograph: Divulgação

 Na tarde da última quarta-feira, 25, membros do ITecCorona – grupo composto por professores, técnicos, estudantes e egressos da universidade para pensar soluções em tecnologia e automação para a pandemia gerada pelo Covid-19 - entregaram três modelos piloto a profissionais do Hospital Universitário Miguel Riet Corrêa Jr. (HU-FURG/Ebserh) com especificações em ergonomia e usabilidade. Os modelos foram devidamente aprovados e, agora, as face shields serão produzidas em maior escala para atender a demanda dos municípios de Rio Grande, São José do Norte e Santa Vitória do Palmar.

De acordo com Letieri Ávila, professor da Escola de Engenharia e um dos coordenadores do projeto “a produção começou ontem (quarta) mesmo. Pretendemos entregar as 100 primeiras máscaras entre hoje e amanhã”, aponta o docente.

Vaquinha online

Tendo em vista o início de uma produção em maior escala, o projeto criou um espaço online para a arrecadação de recursos, revertendo a verba angariada em insumos para a confecção de mais máscaras. Com meta estimada em 12 mil reais, em menos de 24 horas foram doados aproximadamente 500 reais para a causa. Você pode acessar a plataforma clicando aqui, lembrando que os interessados poderão contribuir com qualquer quantia. O trabalho conta com a parceria do IFRS e do IFSUL e integra a iniciativa da Rede Gaúcha de Ambientes de Inovação (Reginp) para a fabricação em 3D de escudos faciais e outros equipamentos de proteção nos ambientes de inovação do Estado.