CORONAVÍRUS

HU-FURG/Ebserh tem leitos de UTI covid-19 habilitados pelo Ministério da Saúde

Com a habilitação, Rio Grande amplia em 50% oferta de leitos covid-19 de UTI Adulto

Photograph: Unidade de Comunicação Social do HU-FURG/Ebserh

Abril chega ao fim com uma boa notícia para Rio Grande e região, o Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. (HU-FURG), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), teve 20 leitos habilitados para tratamento de covid-19. São dez leitos de UTI adulto e dez leitos de enfermaria, com suporte ventilatório pulmonar, para o tratamento exclusivo de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Toda essa estrutura foi habilitada em caráter excepcional e temporário e já está em funcionamento na Enfermaria Covid-19. 

Com a habilitação, divulgada em portarias no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira, 29 de abril, o HU-FURG/Ebserh passa a receber recursos orçamentários específicos e a ter seus leitos regulados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES/RS). Assim, Rio Grande, que contava com 20 leitos covid-19 de UTI Adulto, passa a ter 30, representando um acréscimo significativo na oferta de atendimento intensivo aos pacientes acometidos pelo novo coronavírus. A superintendente do HU-FURG/Ebserh, Sandra Brandão, observa que "o perfil dos pacientes internados em 2021 mudou. Agora, os casos são bem mais graves e, na maioria das vezes, necessitam de ventilação mecânica e de cuidados intensivos. Isso fez com que o HU solicitasse a habilitação dos leitos da Enfermaria Covid-19 para atuar como UTI Covid-19 e como leitos de suporte ventilatório pulmonar".  

Além dos 20 leitos habilitados, o HU-FURG/Ebserh continuará o atendimento de covid-19 em leitos não habilitados: no Serviço de Pronto Atendimento Covid-19 (SPA Covid-19), são seis leitos de enfermaria, dois leitos de isolamento com suporte intensivo, totalizando oito leitos com capacidade de operar ventiladores mecânicos; na UTI Pediátrica são quatro leitos; a UTI Neonatal conta um leito; a UTI Geral Adulto possui seis leitos; na Maternidade são dois leitos; e, ainda, há leitos de isolamento, para atendimento de pacientes covid-19, nas demais unidades assistenciais. Sandra salienta que "mesmo com os leitos habilitados, a UTI Geral, que hoje atende somente pacientes com covid-19, seguirá funcionando da mesma maneira até a redução dos casos graves. Atualmente, o HU-FURG/Ebserh tem uma média de 15 pacientes com covid-19 internados e intubados por um longo período. Com a baixa nas internações será possível retornar ao funcionamento normal da UTI Adulto, recebendo pacientes que necessitam de cuidados intensivos com outras doenças".  

Um ano de atuação contra a covid-19 

Desde 4 de abril de 2020, o HU-FURG/Ebserh já vinha realizando adequações na infraestrutura e reorganizando os serviços para atender os pacientes suspeitos ou confirmados com covid-19. Além disso, a Ebserh disponibilizou recursos específicos para o combate à pandemia e possibilitou a contratação emergencial de 166 profissionais temporários para atuar no enfrentamento à doença. 

Durante esse um ano de trabalho no enfrentamento à covid-19, o HU-FURG/Ebserh atendeu 1.116 pessoas suspeitas ou confirmadas com a doença, além de ter processado cerca de 13 mil testes RT-PCR (biologia molecular) para 21 municípios da 3ª Coordenadoria Regional de Saúde do estado do Rio Grande do Sul (3ª CRS/SES/RS), por meio do Laboratório de Apoio Diagnóstico em Infectologia (Ladi). 

Outra iniciativa importante do Hospital foi a implantação do Ambulatório Pós-Covid-19, pioneiro no Rio Grande do Sul, atuando de forma multidisciplinar e destinado ao atendimento dos pacientes adultos e pediátricos que foram infectados pelo coronavírus e que persistem com sintomas. Mais informações sobre o Ambulatório podem ser obtidas pelo telefone (53) 3233-8841.  

Sobre a Rede Ebserh 

O Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. (HU-FURG) faz parte da Rede Ebserh desde julho de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. 

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.