Nesta segunda-feira, 4, 40 novos profissionais, convocados pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), foram integrados ao quadro de colaboradores do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. (HU-FURG), reforçando a equipe que atuará no atendimento de pacientes com suspeita ou confirmação de Covid-19. Os trabalhadores foram aprovados no Processo Seletivo Emergencial - PSE N° 01/2020, convocados em 28 de abril no Diário Oficial da União (DOU) e considerados aptos nas etapas anteriores.
Esse é o segundo chamamento para profissionais que irão atuar atendendo exclusivamente os casos de Covid-19. Foram convocados médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e técnicos em Enfermagem, que assinaram contrato de trabalho, receberam informações institucionais e conheceram a infraestrutura do hospital.
É importante salientar que a contratação é temporária, podendo ser prorrogada pelo prazo necessário, enquanto durar o estado de calamidade decretado pelo Governo, não impactando os concursos públicos em andamento, que continuam seguindo seus trâmites normais. Os candidatos que não compareceram nas datas e horários indicados no DOU ou não apresentaram qualquer um dos documentos exigidos para a contratação foram excluídos do processo seletivo.
Sobre a Rede Hospitalar Ebserh
O Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. (HU-FURG) faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde julho de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.