Na tarde desta quinta-feira, 19, a Diretoria de Atenção à Saúde (DAS), da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), divulgou uma ilustração contendo orientações gerais acerca da covid-19 e como lidar com os sintomas em caso de infecção. O material está disponível ao fim desta nota e serve como conscientização para a comunidade acadêmica.
Precauções
Ao apresentar dois dos seguintes sintomas: febre, tosse, coriza/congestão nasal, dor de cabeça, dor de garganta, dificuldade para respirar, perda de paladar/olfato, dor muscular ou nas articulações, calafrios, fraqueza e diarreia/náuseas/vômito; você poderá realizar o texto rápido antígeno para covid-19 dentro do próprio Campus Carreiros, na DAS, das 8h às 21h. Outros locais em que você pode realizar o teste são unidades básicas de saúde (UBS) ou em algumas Unidades de Pronto Atendimento (Upas).
Em caso de resultado positivo, será necessário afastar-se de suas atividades de acordo com o status vacinal. Com status vacinal completo, o prazo para retomar atividades é de sete dias, a contar do início dos sintomas, desde que o paciente esteja há 24 horas sem febre, sem uso de antitérmicos e com melhora dos sintomas respiratórios. Caso o status vacinal esteja em atraso ou o paciente não seja vacinado, o prazo para retomar as atividades é de 10 dias, sob as mesmas condições.
O que fazer em caso de contato próximo com paciente positivado?
De acordo com o documento divulgado pela DAS, o contato próximo é considerado desde que o contato tenha acontecido em mesmo ambiente (sala, dormitório, vínculo de trabalho, entre outros); e em período superior a 15 minutos, sem o distanciamento interpessoal de no mínimo 1,5 metros e sem o uso de máscara ou com uso incorreto. Se a exposição preencher os requisitos listados, será necessário o cumprimento de quarentena, pelo período de 10 dias, a contar da data de coleta do caso positivado.
Para mais informações, confira o material em anexo: