Coronavírus

Ambulatório Pós-Covid-19 do HU-Furg já realizou mais de 600 atendimentos

O serviço é voltado aos pacientes adultos e pediátricos que apresentam sequelas da doença

Photograph: Jorgito Santos

O Ambulatório Pós-Covid-19 do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), ultrapassou a marca de 600 atendimentos. O serviço foi o pioneiro no Rio Grande do Sul, implantado em 05 de outubro de 2020, e conta com a participação de 22 profissionais do Hospital e da Residência Integrada Multiprofissional Hospitalar com Ênfase na Atenção à Saúde Cardiometabólica do Adulto (RIMHAS), prestando atendimento nas especialidades de infectologia, clínica médica, reabilitação física e respiratória, psicologia, pneumologia, cardiologia, neurologia, nefrologia, pediatria e nutrição.  

O Ambulatório é voltado, exclusivamente, aos pacientes que foram infectados pelo novo coronavírus e que apresentam sintomas ou sequelas decorrentes da infecção. O serviço está passando por uma atualização, assim, para ter acesso a ele, deve-se observar:

Paciente que NÃO NECESSITOU DE INTERNAÇÃO: deve realizar o acompanhamento pós-covid-19 na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência. Caso não haja melhora dos sintomas, o paciente pode ser encaminhado pelo médico ao Serviço de Atendimento Especializado em Infectologia (SAE Infectologia) do HU-Furg, para atendimento no Ambulatório Pós-Covid-19;

Paciente que ESTEVE INTERNADO: deve dirigir-se ao SAE Infectologia, portando a Nota de Alta Hospitalar (AIH), cartão SUS e documento de identificação com foto.

Devido à crescente demanda, há uma lista de espera para o atendimento, sendo priorizado o acolhimento dos pacientes que foram internados e dos casos que apresentam sequelas mais graves. É importante ressaltar que o serviço é voltado para o atendimento das sequelas da covid-19 e, portanto, não trata dos problemas de saúde pré-existentes à infecção pelo coronavírus. Esses problemas anteriores devem ser tratados, primeiramente, na UBS ou com o médico que já acompanhava o paciente.

No SAE Infectologia é realizada a consulta de acolhimento do paciente com a consulta de Enfermagem, com a solicitação de exames laboratoriais, eletrocardiograma e ecocardiograma.  Posteriormente, é agendada a consulta médica com a equipe médica que avalia, de forma individualizada, cada paciente é encaminhado para o acompanhamento multidisciplinar, de acordo com o quadro clínico apresentado.  

O SAE Infectologia funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h30 e está localizado no 2º andar do Prédio Anexo (Acesso 7) do HU-Furg, na esquina das ruas General Osório e General Canabarro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (53) 3233.8841.

Sobre a Rede Ebserh

O Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg) faz parte da Rede Ebserh desde julho de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.