Universidade repudia ataques sofridos durante defesa de dissertação

Em nota, FURG se manifesta sobre o ocorrido

Nesta última segunda-feira, 28, uma mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental (PPGEA), sofreu uma invasão durante a sua defesa de dissertação online; na ocasião, o grupo de pessoas proferiu uma série de ofensas de cunho racista, homofóbico e transfobico, com teor de racismo religioso. A defesa foi interrompida para preservar a imagem, a pesquisa e a saúde mental da estudante, familiares e comunidade envolvida.

A FURG ressalta seu repúdio ao ato de teor criminoso e todos os outros atos correlatos e informa que já está tomando as medidas cabíveis, prestando todos os cuidados a mestranda, seja na oferta de suporte psicológico ou jurídico.

O trabalho apresentado na ocasião discorre sobre a temática da educação ambiental e dos povos de terreiro, com amplo debate sobre as diferentes formas de racismo, racismo religioso, feminismos e luta anticolonial.

A universidade se solidariza com a estudante - agora mestra pela FURG - familiares e a comunidade envolvida, e reconhece a importância de pesquisas sobre tais temáticas e a necessidade de fortalecimento das estratégias institucionais de combate a todas as formas de opressão e preconceito, postura que se coaduna à pesquisa da estudante.