Com o intuito de refletir a sobre a organização curricular e as práticas pedagógicas na realidade escolar, aconteceu nesta semana a quarta edição do Encontro das Licenciaturas da Região Sul (ENLIC Sul). A FURG é uma das universidades organizadoras do evento, e, na ocasião, esteve representada pela presença da reitora Suzane Gonçalves; do coordenador institucional do Pibid na Universidade, Charles Guidotti; e pela coordenadora de subprojetos do Pibid na Universidade; Daniele Borges.
Além de acompanhar os grupos de discussão e debate, a reitora também participou como convidada do painel de encerramento do evento, intitulado “Formação Inicial e Continuada: caracterização e desafios no atual contexto”, ao lado da representante do Fórum Nacional de Coordenadores Institucionais dos Programas Pibid e Residência Pedagógica (Forpibid-RP), Cristiane Antonia Hauschild Johann; e da coordenadora geral de Fomento e Avaliação de Programas da Capes, Fernanda Litvin Villas Bôas.
“Essa é uma ação de extrema importância para que possamos discutir os desafios e os avanços necessários aos cursos de licenciatura na região sul do país. É por meio desse debate ampliado que nós conseguimos pensar de forma assertiva a formação de professores, olhando para a realidade das nossas universidades, especialmente por se tratar de um evento que conta com a participação e a contribuição tanto de estudantes quanto de professores”, detalha a reitora.
Em paralelo também são organizados eventos correlatos; nesta edição, foram realizadas atividades também do IV Seminário do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (IV PIBID SUL); do II Seminário do Programa de Residência Pedagógica (IIRP Sul); e do II Seminário da Associação Nacional pela Formação de Professores (II Anfope Sul).
Com o tema “Formação de professores: Histórico, políticas e práticas pedagógicas”, a quarta edição do Encontro promoveu uma série de atividades na intenção de compreender os tensionamentos que envolvem a proposta de um país que prioriza o fazer educativo com base na democracia e no respeito à diversidade. Além de estudantes e professores, também participaram do evento profissionais da Educação Básica, pesquisadores e trabalhadores de instituições científicas; além de representantes dos movimentos sociais e sindicatos.
Estas diferentes visões e vivências fazem parte de um esforço conjunto para contribuir com a atualização e o aprimoramento do plano nacional de educação, além das diretrizes nacionais para a educação. Ainda em tempo, é objetivo da ação, unir a comunidade científica para debater, avaliar e socializar pesquisas e experiências em torno de políticas públicas e de currículos que atendam às necessidades relacionadas ao direito à educação e à formação de professores com qualidade social e emancipatória.