Como parte das comemorações de aniversário da cidade do Rio Grande, a Prefeitura Municipal realiza, anualmente, a cerimônia de condecorações da Ordem de Silva Paes, a mais alta honraria do município. A comenda reconhece personalidades, rio-grandinas ou não, que contribuem de forma significativa para a história e o desenvolvimento da cidade. Neste ano, entre outras autoridades, a comenda será concedida à reitora Suzane Gonçalves, em cerimônia conduzida pelo chanceler da Ordem, Lauro Barcellos, e pela prefeita, Darlene Pereira, no dia 19 de fevereiro.
Nesta última terça-feira, 3, Suzane recebeu o convite oficial para receber a comenda durante o aniversário de 289 anos da cidade, que será realizado conforme a tradição anual, em frente ao monumento ao Brigadeiro José da Silva Paes, na Praça Xavier Ferreira. “Essa indicação é uma grande honra, pois, além de um reconhecimento pessoal, ela é também uma homenagem coletiva à FURG e a todos que constroem a sua história diariamente. A nossa Universidade tem uma relação profunda com a cidade e contribuir para o seu desenvolvimento social, cultural e científico é parte essencial da nossa atuação”, destacou.
Sobre a ordem
Criada pelo prefeito Abel Dourado na década de 1980, a Ordem de Silva Paes é uma homenagem que se propõe a sustentar o espírito de coletividade, destacando a importância das pessoas para a transformação e o desenvolvimento da cidade. Sua fundação remonta à Ordem de Cristo, comenda portuguesa recebida pelo Brigadeiro Silva Paes. Os homenageados são escolhidos pelos próprios conselheiros que, após votação secreta, apresentam os nomes ao Grão-Mestre para homologação da lista.