FURG inicia preparativos para comemorar os 70 anos de história do Museu Oceanográfico

Reunião marcou o pontapé inicial das celebrações que homenagearão a trajetória do museu e sua relevância para a ciência marinha no país

Photograph: Hiago Reisdoerfer/Secom

O Museu Oceanográfico “Prof. Eliézer de Carvalho Rios” completa, neste ano, 70 anos de história. Para iniciar os preparativos de comemoração deste importante marco, o Gabinete da Reitoria reuniu-se com lideranças do Complexo de Museus da universidade, Centro de Convívio Meninos do Mar (CCMar), Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proexc), Secretaria de Comunicação (Secom), Instituto de Oceanologia (IO), Centro de Recuperação de Animais Marinhos (Cram) e Prefeitura Municipal do Rio Grande na manhã desta terça-feira, 1. Durante o encontro, os participantes traçaram as primeiras ações e planos que destacarão a história, o pioneirismo e o papel fundamental da unidade no desenvolvimento da ciência marinha no país.

Fundado em 8 de setembro de 1953 por um grupo de apaixonados pelos estudos do mar, o Museu Oceanográfico guarda a mais importante coleção de moluscos da América Latina e é um dos destinos mais procurados pelos turistas que visitam a região. A estrutura é mantida pela FURG desde a década de 1970, dando origem ao Complexo de Museus da universidade.

A instituição mantém uma exposição pública sobre a vida e a dinâmica dos oceanos, apresentada em painéis, maquetes, aquários e diversos equipamentos utilizados em pesquisas oceanográficas.

O que esperar da programação?

Com uma atmosfera nostálgica e repleta de entusiasmo, a reunião equalizou as expectativas dos participantes, ajustando os passos necessários para colocar em movimento os preparativos para a comemoração. Em razão do calendário do Governo Federal, que rege as datas comemorativas, feriados e pontos facultativos do ano corrente, a data escolhida para realizar a celebração foi o dia 6 de setembro. Na ocasião será realizada uma pequena cerimônia nas dependências do museu, com a presença de diversos professores, pesquisadores, estudantes e representantes da comunidade acadêmica e sociedade civil cujas vidas estão interligadas à instituição.

Além disso, uma série de outras atividades abertas ao público começam a ser desenhadas, incluindo ações culturais e educacionais. Em algumas semanas, a programação será divulgada, na íntegra, juntamente com um site específico para o evento de 70 anos do museu. Fique atento ao portal www.furg.br para mais detalhes.

 

Gallery

Reunião marcou o pontapé inicial das celebrações que homenagearão a trajetória do museu e sua relevância para a ciência marinha no país

Hiago Reisdoerfer/Secom