FURG assina acordo de cooperação com universidade argentina

Cooperação com Universidade Católica de Santa Fé terá prazo de cinco anos

Photograph: Karoline Avila

Um acordo de cooperação acadêmica, científica, tecnológica e cultural entre a Escola de Enfermagem da (EEnf) FURG e a Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Católica de Santa Fé, na Argentina, foi assinado na tarde desta quinta-feira, 9, no prédio da reitoria.

 

O reitor em exercício, Danilo Giroldo, o decano da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Católica de Santa Fé, Guilhermo Ignácio Kerz e a professora Marisa Espinosa, da mesma instituição, firmaram o acordo que prevê, entre outras ações, o intercâmbio de estudantes de graduação e pós-graduação, professores, pesquisadores e técnicos administrativos; promoção, colaboração e participação em eventos científicos, tecnológicos e culturais; desenvolvimento de programas que levem a dupla diplomação; orientações e co-orientação de dissertações e teses, participação em bancas examinadoras e permuta de material bibliográfico.

 “O Programa de Pós-graduação de Enfermagem é um dos mais bem avaliados da Universidade, com conceito cinco da Capes, considerado de excelência. É uma unidade enxuta, mas de muito trabalho, no nível de graduação, residência, mestrado e doutorado muito bem avaliados. Temos certeza que esta cooperação será um grande sucesso”, enfatizou o reitor em exercício.

 O acordo tem o prazo de cinco anos e foi motivado pelas professoras da EEnf Simoni Bordignon e Aline Neutzling Brum. O projeto apresentado para a cooperação entre as universidades tem como temática o sofrimento moral – definidos como sensação dolorosa e/ou desequilíbrio emocional em estudantes de enfermagem que, no contexto acadêmico, sabem qual atitude tomar em determinados casos, mas não o fazem por obstáculos, como: falta de experiência, autopreservação e receio de repreensões.

 Também estava presente na reunião a coordenadora de Redes e Convênios da Secretaria de Relações Internacionais (Reinter) da FURG, Karina Molina.