Os 25 anos do Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (Caic) Cidade do Rio Grande foram comemorados em sessão especial na noite da última segunda-feira, 26. Trabalhadores em educação, membros da comunidade atendida pela instituição e estudantes lotaram o plenário da casa legislativa para prestigiar a homenagem, proposta pelo vereador André Lemes (PT).
A sessão especial foi dirigida pela presidente do parlamento, vereadora Andréa Westphal (PATRIOTA). A mesa da cerimônia foi composta pela reitora da FURG, Cleuza Maria Sobral Dias, pelo prefeito, Alexandre Lindenmeyer; pelo pró-reitor de Extensão e Cultura da FURG, Daniel Prado; pela secretária de educação Vanessa Pintanel; pelo representante da secretaria de saúde, coordenador da ESF André de Azevedo; pela diretora do Caic, Liane Marques e pelo representante dos estudantes, Willian da Silva.
A noite foi de relatos emocionados daqueles que já passaram pelo Centro e também daqueles que ainda ajudam na construção da história do Caic.
Em seu pronunciamento, o parlamentar proponente explicou que o Caic foi referência em dois momentos importantes de sua trajetória de vida. Em 2001, quando chegou a Rio Grande para estudar na universidade, André se voluntariou para trabalhar no local. O outro período foi em 2006 quando, após passar em um concurso na FURG, foi lotado no Caic. "Foi um dos dias mais felizes da minha vida", relatou. Apenas quinze dias depois, André foi convidado a assumir a diretoria do Centro.
Ele explicou, ainda, que o Centro não é apenas uma escola, mas também integra a área da saúde. Ao mesmo tempo em que as dificuldades de conciliar a saúde e a educação são grandes, o desafio gera aprendizado e crescimento. De acordo com ele, essa experiência o ensinou sobre gestão e sobre educação pública de qualidade social.
A atual diretora do Caic, Liane Marques, enfatizou o tamanho da responsabilidade em estar à frente da instituição e de falar em nome dos 800 alunos, 130 funcionários e, aproximadamente, três mil famílias atendidas. Ela disse se sentir honrada por fazer parte de um espaço plural e dinâmico.
Falando sobre a importância da entidade, reforçou que o Caic é um "lugar feito de gente, um lugar de constituição do sujeito de forma integral, um lugar que nos inquieta, nos desacomoda, nos provoca constantemente a sermos mais, mais humanos, mais compreensivos." Liane agradeceu, ainda, a comunidade que confia nas ações e embarca nos sonhos da equipe e destacou que a entidade é construída por todos os que já passaram pelo local.
O representante dos estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Cidade do Rio Grande - Willian da Silva relatou que aprendeu com o espaço a acreditar que pode ser o que quiser. A escola, que chamava de castelo quando pequeno, encorajou-o a voar.
Servidor da FURG e coordenador administrativo do Caic por 14 anos, Saul Franco disse que viveu os melhores momentos de sua vida profissional na instituição. Ele agradeceu aos colegas e à comunidade que o ajudaram a se sentir realizado no local. Já a professora mais antiga da escola, Carla Tavares, ressaltou que, nesses 25 anos, o Caic atingiu personalidade, foi crescendo, alargando passos e prestando um bom serviço de ensino e aprendizagem. Ela afirmou que é tempo de homenagear ex e atuais professores, gestores e estudantes que constroem a história da escola, um lugar de diversidade e de se fazer amigos. A técnica de enfermagem, Zenaide Tarouco, disse que por meio da unidade básica de saúde da família (UBSF) do Caic é possível acompanhar o bebê desde a gestação até a entrada na escola. Um dos frutos do trabalho do Centro é ver os alunos ingressarem na FURG, o que antes era difícil de acontecer.
Representante dos pais no conselho do Caic, Olímpio Oliveira relembrou que há 16 anos foi desafiado pelo então diretor André Lemes a participar como delegado no congresso do Caic. Desde aquela época, faz parte do conselho, construído por princípios democráticos.
A secretária de educação, Vanessa Pintanel, fez questão de ressaltar a importância da comunidade para existência da instituição. "Por toda a demonstração de carinho nas falas das pessoas, a gente viu que o Caic é importante para a comunidade. Mas eu vou dizer uma coisa que é muito mais importante: essa comunidade é muito importante para nós, não existiríamos sem vocês". Ela ainda contou que se constituiu professora vivendo o Caic, onde trabalhou por 15 anos. "Ali eu vi que a educação é capaz, sim, de promover melhor qualidade de vida para as pessoas. Ali a gente vive isso", afirmou.
O pró-reitor de Extensão e Cultura da FURG, Daniel Prado, salientou que o Caic é um poderoso Centro extensionista, com dezenas de projetos que mudam a vida das pessoas. Ele destacou a parceria entre o executivo, a universidade e o Centro, que fazem a entidade funcionar e ser um braço de transformação social.
O prefeito Alexandre Lindenmeyer destacou que a instituição tem vida, é integradora e transversal, apresentando várias políticas públicas que formam pessoas. O chefe do executivo afirmou que o Caic tem um espírito de amor, de convívio e de aprendizado. Para ele, políticas como essa precisam se fortalecer em meio a períodos de adversidades, pois essa é maneira de se enfrentar a crise que o país atravessa.
A ex-diretora do Caic e atual reitora da FURG, Cleuza Maria Sobral Dias, destacou a alegria que sente ao outorgar grau na FURG a ex-alunos do Centro. Também falou sobre o contentamento de ver as mães dos estudantes que, após passarem por projetos profissionalizantes e de alfabetização no local, continuaram os estudos ou encontram o seu espaço no mundo do trabalho.
Professora Cleuza lembrou ainda que a razão da existência da instituição são as crianças, os jovens e as suas famílias. "É por essas crianças, não só do Caic, mas de todas as escolas do município, que nós temos que continuar lutando por uma educação pública, de qualidade, laica, socialmente referenciada. Educação pública em todos os níveis de ensino. Nesse momento que a FURG faz 50 anos, também festejar os 25 anos do Caic dá ainda mais vontade de não calar nossa voz", enfatizou.
A solenidade contou também com a apresentação de uma peça teatral feita pelos alunos dos 2º anos A e B da escola e com a exibição de um audiovisual produzido pela Secretaria de Comunicação da FURG. Ao fim, a Câmara Municipal entregou homenagens ao Caic, à Universidade e ao executivo municipal, pelo trabalho realizado em conjunto.