vacinação

Trabalhadores da FURG são imunizados contra a H1N1 no campus de Santa Vitória do Palmar

Ação é uma parceria entre DAS/Progep e Secretaria Municipal de Saúde

Na fotografia aparecem duas mulheres em uma sala de aula, uma delas com a gola da blusa baixa, expondo seu ombro, e a outra mostra a ela uma ampola de vacina. Elas estão em primeiro plano na foto. A mulher que está com o ombro à mostra para a vacina é parda, tem os cabelos pretos amarrados, usa óculos, uma máscara de pano está com uma camiseta cinza e usa um crachá da empresa sulclean. A mulher que mostra a ampola é negra, tem os cabelos pretos cacheados presos, usa máscara cirúrgica branca e vestes de moletom cinza, com um colete preto sobre a roupa. Atrás delas, é possível ver uma caixa térmica na cor azul.

Na tarde de terça-feira, 24, servidores da FURG em Santa Vitória do Palmar foram vacinados contra o vírus da gripe H1N1. De acordo com os agentes municipais de saúde que estiveram no campus, foram aplicadas 43 doses do imunizante em profissionais efetivos, temporários e terceirizados que atuam na universidade. A ação foi uma iniciativa da Diretoria de Atenção à Saúde (DAS), da Pró-reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (Progep), em cooperação com a Secretaria Municipal de Saúde vitoriense.

O diretor do campus, Fernando Comiran, ressalta a relevância da descentralização dessa medida da DAS, fortalecendo a concepção de multicampia da FURG: “Logo que soubemos da campanha no campus Carreiros, fizemos contato com a DAS e, a partir daí, começamos uma negociação para que essa ação pudesse se estender para o campus de Santa Vitória do Palmar”. Ainda de acordo com ele, a ampliação dessa política de vacinação para os demais campi, iniciada no contexto da pandemia de Covid-19, se faz bastante oportuna tendo em vista que epidemias respiratórias são frequentes no extremo sul do país, principalmente nessa época do ano.

A auxiliar de limpeza Tereza Silva Carvalho (ou Dona Terezinha, como é conhecida no campus) é ciente da importância de campanhas como essa e aproveitou a oportunidade da última terça-feira para ficar em dia com a carteira de vacinação: “É para prevenção, né. Do jeito que estão essas gripes e essas doenças, tem que vacinar. Quando tem vacina no posto, eu faço. Sempre me vacinei”.

Com a finalidade de precaver o surgimento de complicações da doença ou mesmo óbitos, a campanha nacional de imunização contra a gripe, iniciada em 4 de abril, é uma estratégia do Governo Federal para minimizar a carga do vírus, reduzindo os sintomas –que se confundem com os da Covid-19. A meta do Ministério da Saúde é vacinar 90% dos grupos considerados prioritários até o dia 3 de junho. Integram estes grupos: idosos, crianças até 5 anos, professores, gestantes, puérperas, povos indígenas, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade e jovens em medidas socioeducativas.

Em Santa Vitória do Palmar, a vacina contra a gripe H1N1 está sendo aplicada em todas as Unidades Básicas de Saúde.

 

 

 

Galería

Na fotografia aparecem duas mulheres, uma vacinando e a outra sendo vacinada. Elas estão num espaço de uma sala de aula. A mulher que recebe a vacina está olhando de frente para a foto. Ela usa máscara padrão pff-2 na cor azul, está com os cabelos escuros amarrados e usa um lenço no pescoço. A mulher que aplica a vacina é negra, tem os cabelos crespos presos e usa uma máscara cirúrgica branca. Ela veste um jaleco preto sobre um moletom cinza. Ambas aparecem na foto da cintura para cima. Ao fundo é possível ver cadeiras na sala de aula e uma caixa térmica azul sobre uma mesa amarela.

A campanha de vacinação é resultado de parceria entre a FURG e a Secretaria Municipal de Saúde

Foto: Otávio Chagas/Secom