DIA DO TURISMO

Latur celebra 13 anos de atividades

Laboratório de Pesquisa em Turismo presta serviços a alunos e à comunidade da FURG Santa Vitória do Palmar

Foto: Arquivo Latur

O Dia Mundial do Turismo é comemorado em 27 de setembro, há 43 anos. A data foi estabelecida em 1980 pela Organização Mundial do Turismo (OMT), para comemorar o aniversário de uma década do seu Estatuto. Este dia tem como principal objetivo ressaltar a importância econômica, social e cultural da atividade. O turismo possui um importante papel na economia, seu desenvolvimento articula as diversas atividades locais, preservando a história e incentivando a valorização de diferentes culturas e comunidades.

No dia mundialmente dedicado ao turismo, apresentamos o Laboratório de Pesquisa em Turismo da FURG Santa Vitória do Palmar, que surgiu em 2010, por meio do curso de Bacharelado em Turismo oferecido na cidade. Sua implantação e organização ocorreu por meio do Edital Finep, sendo também parte da infraestrutura de atendimento e implantação do curso no campus. O objetivo principal do Latur é fomentar a produção científica e de informação, em conjunto com as disciplinas ofertadas pelo curso, integrando teoria e prática na formação dos alunos.

Está atualmente vinculado ao Instituto de Ciências Humanas e da Informação (Ichi) e também atende às demandas de 280 alunos dos cursos de Bacharelado em Turismo, Bacharelado em Hotelaria, Tecnologia em Eventos, Bacharelado em Comércio Exterior e Bacharelado em Relações Internacionais. A professora Mayara Martins, efetiva do quadro docente do curso de Turismo, ocupa parte da gestão institucional do Latur, como coordenadora acadêmica, incentivando e promovendo iniciativas como projetos de pesquisa, ensino, extensão e cultura, além de estímulos na formação de redes de cooperação científica com as entidades da área de atuação, poder público e comunidades interna e externa.

“Como docente e pesquisadora na FURG, me sinto muito feliz de participar do Laboratório de Pesquisa em Turismo, já que esta instituição possui como premissa seus objetivos institucionais voltados aos ecossistemas costeiros e oceânicos com forte compromisso com o desenvolvimento local, regional, nacional e global atrelado à questão socioambiental. Estar gerindo um espaço para a problematização do turismo é fundamental, assim como do ensino de ciência em nosso país, como uma forma de diminuir as desigualdades sociais com o acesso de jovens e adultos a uma educação superior pública, gratuita e de qualidade.”

As pesquisas atuais do Latur envolvem temas sobre o turismo na cidade e na região, educação ambiental, história, alimentação, patrimônios, planejamento e políticas públicas, além de desenvolver o Programa de Educação Tutorial (PET Turismo), com dez projetos de ensino, pesquisa e extensão em turismo; e contam em sua estrutura, disponibilizada a todos os alunos do campus, com um auditório, salas técnicas, de pesquisa e pós-graduação, de coordenação acadêmica, de produção científica, e dos pesquisadores do PET Turismo.

Em destaque, durante a pandemia, o Latur desenvolveu ações de estímulo às trocas de experiências por meio de convites para pesquisadores das Universidades de São Paulo (USP), Estadual de Campinas (Unicamp), Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Federal do Paraná (UFPR), Federal de Santa Maria (UFSM), Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), Federal do ABC (UFABC), Federal de São Carlos (UFSCar), Instituto Agronômico de Campinas (IAC) e Udelar (Uruguai) entre outras, por meio de palestras transmitidas pelo YouTube via Diálogos com Latur. Também foram desenvolvidas parcerias com os cursos do campus, com a Comissão de Turismo, Cultura e Esporte (pelo Grupo Técnico sobre Turismo Binacional) e a presença em eventos regionais e nacionais representando a FURG.

Ações
O Latur busca desenvolver pesquisas em turismo, incentivando a produção científica de alunos e professores; analisando e investigando o potencial socioeconômico, cultural e ambiental do turismo na região, assessorando ações de implantação e gestão de políticas turísticas regionais e a conscientização da importância do turismo na região através da produção de materiais, encontros, oficinas e atividades que tragam essa temática.

Por ser um laboratório de pesquisa, que envolve a produção científica, e de informação, aliada à preocupação especial em integrar as diferentes disciplinas e articular teoria e prática no processo formativo do aluno, para os alunos o Latur tem o objetivo de criar alternativas para complementação de estudos e a vivência no aprendizado e na prática através de programas de ambientação profissional, proporcionando aos acadêmicos um sentido prático além da formação teórica.

Futuro
Nos próximos anos, o Latur, através de sua gestão tem como objetivo consolidar a atuação dos pesquisadores por meio do Grupo de Pesquisa, assim como captar demandas para a estruturação de cursos de pós graduação e recursos financeiros via editais de fomento para consolidar melhorias na infraestrutura e de projetos de pesquisa (com orçamentos para trabalhos de campo e bolsas). Além disso, busca consolidar práticas de formação dos alunos em pesquisas e dos saberes científicos, bem como fomentar ações de divulgação e comunicação científica, potencializando a integração das disciplinas em ações integradas entre alunos e professores, assim como os projetos de extensão voltados à comunidade de Santa Vitória do Palmar e entorno, estimulando a participação em eventos científicos (docentes e discentes), participação em programas de mobilidade acadêmica no exterior, tudo isso, somando-se aos esforços de internacionalização dos trabalhos de pesquisa da FURG.

Para conhecer mais sobre o Latur e participar de suas atividades, está disponível o email latur.furg@gmail.com ou pesquise por @laturfurg nas redes sociais.

 

 

 

Galería

Laboratório de Pesquisa em Turismo presta serviços a alunos e à comunidade da FURG Santa Vitória do Palmar

Arquivo Latur