CINE FURG

FURG-SVP exibe documentário sobre a luta por direitos das pessoas com deficiência

Sessão acontece nesta terça-feira, 4, às 19h30 no auditório do Latur

Em alusão ao Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, celebrado em 21 de setembro, a FURG, através do projeto Agenda Social, exibirá nesta terça-feira, 04, o filme “Crip Camp: Revolução da Inclusão”. A sessão de cinema acontecerá às 19h30 no auditório do Laboratório de Turismo (Latur) do campus Santa Vitória do Palmar.

O filme, lançado pela Netflix em 2020, narra o processo mundial de mobilização por direitos civis protagonizados por pessoas com deficiência. Indicado ao Oscar de 2021, o documentário, dirigido por James Lebrecht e Nicole Newham, conta a história da reivindicação por inclusão a partir dos laços afetivos criados por jovens com deficiência no Camp Jened – um acampamento de verão que existiu no período de 1951 a 1977 e foi o embrião da luta pelos direitos da pessoa com deficiência nos Estados Unidos.

Para o reitor da universidade, Danilo Giroldo, a exibição do filme se soma a uma série de ações da FURG que visam promover a inclusão da pessoa com deficiência em todos os ambientes acadêmicos. “É um convite que fazemos a todos e todas, docentes, TAEs e estudantes, para ampliar sua compreensão sobre um tema tão urgente em nossa atual sociedade”, ressalta Danilo.

 

Este material foi produzido de acordo com as normas disciplinadas pela Instrução Normativa nº 1, de 11 de abril de 2018, bem como se ancora e respeita os demais materiais publicados até o momento no que tange o regramento para a comunicação pública dos órgãos federais durante o período de defeso eleitoral, compreendido de 2 de julho a 2 de outubro, podendo ser prorrogado até o dia 30 do mesmo mês em caso de segundo turno.