INSTITUCIONAL

FURG assina acordo de cooperação com Prefeitura de Santa Vitória do Palmar

Parceria busca impulsionar o desenvolvimento da região

Na manhã da última sexta-feira, 9, foi firmado acordo de cooperação entre a FURG e a Prefeitura de Santa Vitória do Palmar. Em ato solene, ocorrido na sede do poder executivo municipal, representantes das duas instâncias formalizaram o compromisso de atuarem conjuntamente com vistas a estimular o desenvolvimento regional por meio da promoção do turismo, da inovação, do empreendedorismo e da educação popular e plural na cidade vitoriense.

Representando a universidade, compareceram na ocasião o reitor Danilo Giroldo, o vice-reitor, Renato Dias, o diretor do campus, Fernando Comiran e a vice-diretora, Darciele Menezes. Da outra parte, estiveram presentes o prefeito Wellington Bacelo dos Santos, o vice-prefeito, Sidney Nunes das Neves, o procurador geral do município, André Nicoletti e o supervisor de ensino da rede municipal de educação, Lupis Maurie Rodrigues.

Para o reitor da FURG, Danilo Giroldo, a assinatura do acordo com a prefeitura foi um marco significativo no avanço de temáticas que são relevantes para a região. A universidade, de acordo com ele, valendo-se de sua infraestrutura e recursos humanos, poderá ajudar a endereçar questões reais do território de Santa Vitória do Palmar. “É um momento muito importante, estabelecido por meio da assinatura desse acordo de cooperação, tratando de temáticas como educação, saúde, empreendedorismo e inovação. Então, estamos bastante empolgados com essa possibilidade. A partir disso, vamos definir equipes para detalhar o escopo de cada um desses eixos, objetivando concretizar essas parcerias”.

O prefeito da cidade, Wellington Bacelo dos Santos, também celebrou o momento, ressaltando que a aproximação com a universidade, por meio do convênio instituído, abre diversas portas para que a FURG adentre ainda mais à municipalidade. “A FURG é um campus que está há 12 anos estabelecido no nosso município e, gradativamente, vem construindo sua participação na nossa cidade. Hoje, nesse dia histórico, celebramos junto à reitoria mais um convênio, abrindo portas do desenvolvimento para o extremo sul do Brasil aqui em Santa Vitória do Palmar”.

A contar da vigência do acordo, a universidade, por intermédio do campus Santa Vitória do Palmar, constituirá grupos de trabalho, que formarão as frentes de discussão e articulação com os representantes municipais. Na apreciação do diretor do campus, Fernando Comiran, o termo firmado, por sua natureza ampla, reinaugura o relacionamento institucional entre a prefeitura de Santa Vitória e a FURG, permitindo um espaço de articulação com os atores locais na constituição de projetos e políticas públicas voltados para o desenvolvimento da região.

 

Este material foi produzido de acordo com as normas disciplinadas pela Instrução Normativa nº 1, de 11 de abril de 2018, bem como se ancora e respeita os demais materiais publicados até o momento no que tange o regramento para a comunicação pública dos órgãos federais durante o período de defeso eleitoral, compreendido de 2 de julho a 2 de outubro, podendo ser prorrogado até o dia 30 do mesmo mês em caso de segundo turno.

 

Galería

FURG e Prefeitura de Santa Vitória do Palmar assinam termo de cooperação visando o desenvolvimento regional

Otávio Chagas/Secom