CONSCIENTIZAÇÃO

Projeto Ateliê das Emoções da FURG-SLS integra evento municipal alusivo ao Outubro Rosa

Caminhada e atividades culturais fazem parte da programação

Foto: Divulgação: Prefeitura Municipal de São Lourenço do Sul

O projeto Ateliê das Emoções, vinculado à Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) da FURG São Lourenço do Sul (FURG-SLS), participará de evento municipal alusivo ao Outubro Rosa nesta segunda-feira, 24.

A iniciativa é promovida em conjunto pela Coordenadoria dos Direitos das Mulheres, Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e grupo Rosas Guerreiras, e visa chamar atenção da comunidade lourenciana sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer de colo do útero.

A ação terá início às 9h com a “Caminhada Rosa”, que sai da rótula central do município, em frente à Loja Afubra, e segue em direção à Praça Central Dedê Serpa, onde está prevista a realização de atividades de saúde, lazer e cultura. Na ocasião, integrantes do Ateliê das Emoções promoverão uma oficina de flores de feltro. Já a SMS realizará vacinação contra a covid-19, atendimento com nutricionista e medição de pressão arterial das presentes.

Também integram a agenda os diversos núcleos que compõem a Rede de Atenção Psicossocial de São Lourenço do Sul, como o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Nossa Casa, Caps AD, Caps Saci e o Centro de Reabilitação Laboral de Saúde Mental Lokomotiva; o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Esperança; o Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres (Comdim), e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).

Em caso de chuva, o evento será adiado.


Ações de prevenção

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de São Lourenço do Sul, os exames de prevenção ao câncer são encaminhados diretamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de referência de cada lourenciana. As pacientes passam por consulta com clínicos ou clínicas gerais que, se for o caso, realizam o encaminhamento para um médico ou médica especialista.

Além do atendimento realizado nos dias úteis em cada unidade, o município promove, ao longo do mês de outubro, uma força operacional para ampliação das ações de prevenção ao câncer em todas as regiões da cidade. Para isso, em sábados alternados, cada UBS tem desenvolvido uma programação especial de atividades, visando atingir a população que trabalha. Nestes encontros, as mulheres participam de palestras informativas, rodas de conversa e atendimento clínico. Em outubro, as UBS também organizam dias específicos para coleta de material em exame preventivo de colo de útero (papanicolau).

Mais informações podem ser obtidas diretamente com cada unidade básica ou com a SMS.

 

Este material foi produzido de acordo com as normas disciplinadas pela Instrução Normativa nº 1, de 11 de abril de 2018, bem como se ancora e respeita os demais materiais publicados até o momento no que tange o regramento para a comunicação pública dos órgãos federais durante o período de defeso eleitoral, compreendido de 2 de julho a 2 de outubro, prorrogado até o dia 30 do mesmo mês em função do segundo turno.