CORAL

Primeira aula de prática musical é realizada no Campus São Lourenço do Sul

Projeto é aberto para membros da comunidade acadêmica e externa à FURG

 

Na última sexta-feira, 8, cerca de vinte pessoas, entre estudantes, servidores e pessoas da comunidade externa à FURG São Lourenço do Sul (FURG-SLS) se reuniram para o primeiro dos quatro encontros de práticas musicais que estão previstos entre os meses de julho e agosto no Campus. Por aproximadamente duas horas, a regente Silvia Zanatta ensinou os presentes sobre técnicas de respiração e de uso da voz.

Viabilidade do projeto

A articulação para a realização das aulas de canto começou antes da pandemia, mas foi suspensa em virtude das medidas de combate à disseminação da Covid-19. Com o retorno das atividades presenciais, um grupo de professores voltou a se movimentar em busca da inserção de uma célula do Movimento Coral da FURG junto ao Campus São Lourenço do Sul.

Considerando a escassez de recursos, a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) propôs a execução de quatro aulas iniciais, buscando avaliar se haverá adesão da comunidade. Em caso positivo, o intuito é efetivar o projeto como algo duradouro.

Arte para o bem-estar

Vice-diretora da FURG-SLS, Carmem Porto conta que observava com admiração o Movimento Coral desde que entrou na universidade, e ansiava pela possibilidade de São Lourenço do Sul participar também da atividade. “Eu sempre me encantei muito por música, mas acho que a vida não criou tantas possibilidades para isso”, diz, vislumbrando no projeto uma oportunidade de retomar o seu desejo antigo. Para ela, “a interação faz bem em todos os sentidos”.

A proposta visa oportunizar a união da música e da arte, pela compreensão das manifestações como direito humano e da necessidade destas expressões nos contextos universitários. Assim, estão entre os objetivos da ação fortalecer o desenvolvimento pessoal dos participantes e proporcionar a experiência de uma atividade coletiva.

Para Eduardo Forneck, um dos docentes que articulou as práticas musicais na FURG-SLS, o fomento ao canto é importante por dois motivos. O primeiro deles, seria o papel desempenhado pela arte em um contexto de retorno às atividades presenciais. Com a volta do presencial, está todo mundo um pouco desanimado, e a gente sabe que a arte incentiva o bem-estar e a autoestima. Pensamos que nesse momento, em que o campus está ainda no processo da nova realidade, que a gente dar o incentivo das pessoas cantarem é importante”.

Já o segundo motivo, em sua concepção, seria a necessidade de cada indivíduo ter a possibilidade de potencializar suas expressões científica, espiritual e artística. “Eu tenho clareza que uma das minhas missões como professor, além de ensinar Ecologia, é oportunizar a arte também”, enfatiza.

Próximos encontros

As próximas práticas musicais ocorrem nos dias 22 de julho, e 5 e 12 de agosto, no prédio 3 (Av. Marechal Floriano Peixoto, 1290), com horário a ser definido. Não é necessário que as pessoas interessadas tenham qualquer experiência musical prévia para se envolverem no projeto, bastando comparecerem no dia. As inscrições podem ser feitas diretamente no local.

 

Este material foi produzido de acordo com as normas disciplinadas pela Instrução Normativa nº 1, de 11 de abril de 2018, bem como se ancora e respeita os demais materiais publicados até o momento no que tange o regramento para a comunicação pública dos órgãos federais durante o período de defeso eleitoral, compreendido de 2 de julho a 2 de outubro, podendo ser prorrogado até o dia 30 do mesmo mês em caso de segundo turno.

 

 

Galería

Projeto é aberto para membros da comunidade acadêmica e externa à FURG

Foto: Gabriela Schmalfuss/SECOM