Na última quinta-feira, 7, integrantes da Incubadora de Empreendimentos de Economia Solidária (Ineesol), catadores da Cooperativa dos Catadores de Material Reciclável de São Lourenço do Sul (Coopeforte/Asser) e seus familiares realizaram uma sessão de cinema na sede da cooperativa.
Na oportunidade, os presentes assistiram o documentário “Catadores de Histórias”, que conta sobre o cotidiano de catadores de materiais recicláveis que atuam em Brasília, tirando seu sustento do "Lixão da Estrutural", considerado o maior lixão a céu aberto da América Latina, distante apenas 18 quilômetros do Palácio do Planalto. A obra aborda a realidade dos profissionais que, apesar das condições de trabalho, são exemplos de união, dignidade, solidariedade e cidadania.
A docente da FURG e integrante da Ineesol, Márcia Umpierre, destaca que a exibição do filme foi organizada a partir da retomada de formações oferecidas pela incubadora à cooperativa, com o intuito de familiarizar novos membros sobre o papel e funcionamento do grupo. “A ideia de passar o filme é para eles entenderem o papel do Movimento Nacional dos Catadores e da importância da organização coletiva, não só dentro da cooperativa, mas a organização coletiva para além da cooperativa. E aí o Movimento Nacional dos Catadores faz esse papel”, explica.
Há sete anos, a Ineesol e a Coopeforte/Asser mantêm uma parceria. O assessoramento da universidade tem fortalecido a atuação de catadores de material reciclável no município, estimulando processos de gestão em economia solidária e incentivando a emancipação política, econômica e social dos trabalhadores.
Márcia diz que a atividade também foi uma preparação para a 10ª Expocatadores, que acontecerá em Brasília, de 19 a 22 de de dezembro, e que contará com a presença de docentes e estudantes da FURG, junto a cooperados da Coopeforte/Asser. Os catadores de material reciclável que participarão do evento terão sua ida subsidiada pelo Movimento Nacional dos Catadores.