PARCERIA

FURG-SLS realiza curso sobre minhocultura em escola rural de São Lourenço do Sul

Atividade aconteceu na EMEF Francisco Fromming, reunindo estudantes e professores

Foto: Divulgação

Representando a FURG São Lourenço do Sul (FURG-SLS), o professor Marcio de Medeiros Gonçalves e o técnico de assuntos educacionais, Antônio Echeverria, ofereceram na última quarta-feira, 26 de abril, um minicurso sobre minhocultura na Escola Municipal de Ensino Fundamental Francisco Fromming (EMEF Francisco Fromming), situada na localidade de Harmonia, interior de São Lourenço do Sul.

Segundo Marcio, o minicurso teve como objetivo instrumentalizar professores e estudantes para que a minhocultura, ou seja, o processo de reciclagem de resíduos orgânicos a partir da criação de minhocas, venha a fazer parte do cotidiano da comunidade escolar.

Na oportunidade, foram abordadas questões relativas à biologia comportamental e reprodutiva das minhocas, assim como aspectos práticos ligados à instalação e funcionamento de um minhocário. Após a parte teórica, foi realizada uma análise do espaço de horta da escola, com intuito de prospectar em conjunto qual o melhor local para colocação do minhocário. Também foram repassadas informações aos presentes sobre as possibilidades de utilização do húmus de minhoca, assim como técnicas para tornar o manejo do minhocário mais eficiente.

De acordo com Marcio, a ideia é que a escola possa dar continuidade ao trabalho com minhocultura de forma independente. “Acreditamos que até o final do ano, com mais uma ou duas visitas técnicas nossas, eles já desenvolvam capacidade técnica de resolver eventuais problemas, garantindo assim uma criação sustentável. Ao longo do tempo, além de dar um fim a resíduos potenciais poluidores, eles estarão produzindo um excelente adubo orgânico para ser utilizado na horta da escola, assim como proteína de alta qualidade na forma de minhocas, que podem eventualmente serem consumidas por aves domésticas como gansos e galinhas", explica o docente.

Participaram da atividade docentes e estudantes de várias faixas etárias, entre eles, integrantes do Grupo Ambiental da EMEF Francisco Fromming, que realiza ações relacionadas à temática socioambiental no contraturno escolar. “Preparamos um minicurso adaptado para o público jovem, onde abordamos aspectos inerentes à biologia da minhoca, sua taxonomia, seu aparelho digestivo, reprodutor e respiratório, que são os mais importantes para saber como criar direito. As minhocas deles serão alimentadas com lixo orgânico da escola, e por esterco trazido pelos próprios estudantes das suas propriedades rurais”, conta o professor.

Ele diz que a demanda pelo minicurso surgiu por iniciativa da própria escola - que nutre diversas parcerias, inclusive com a Organização das Nações Unidas (ONU) - e que a ação integra um rol de iniciativas capitaneadas pela comunidade escolar na temática socioambiental, como coleta de plástico e óleo usado para destinação correta; e coleta de sementes de árvores nativas, para preservação das espécies.

Para Marcio, a relação da FURG com as escolas do município é fundamental. “A relação com as escolas lourencianas é importante para nós, pois elas são parte fundamental da organização social. A própria temática da Agroecologia tem, nas escolas, mais um espaço de popularização. Assim, a relação com as escolas através destas ações de extensão retroalimenta nossa noção da realidade local, e nos ajuda a desenvolver nosso papel cada vez melhor”.