O Campus FURG São Lourenço do Sul (FURG-SLS), em parceria com a Prefeitura Municipal, iniciou o processo de instalação de duas estações meteorológicas no município.
Uma estação será instalada às margens do Arroio São Lourenço e a outra no campus novo da Universidade. A primeira é fruto de uma colaboração com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), enquanto a segunda é um projeto próprio da FURG, envolvendo o meteorologista Dr. Ricardo Gotuzzo, do Instituto de Oceanografia (IO).
O principal objetivo dessas estações, que ainda não começaram a operar, é compreender melhor as condições atmosféricas e todos os fenômenos meteorológicos em São Lourenço do Sul e no campus. Além de monitorar a precipitação e o vento, os equipamentos permitirão acompanhar, em tempo real, o nível do arroio São Lourenço, possibilitando alertas antecipados sobre enchentes e outros eventos importantes para a cidade.
“Esses dados vão servir para pesquisas na Universidade, mas também vão ajudar diretamente a comunidade: poderão auxiliar a Defesa Civil a se preparar melhor para enchentes, apoiar agricultores na lavoura e até contribuir para professores trabalharem o tema em sala de aula. Além disso, todo o material coletado será útil para políticas públicas e para que qualquer morador tenha acesso a informações de qualidade sobre o tempo”, explica Gotuzzo.
Eduardo Vogelmann, diretor da FURG-SLS, ressaltou a importância da iniciativa e destacou que ela fortalece o vínculo entre a universidade e a comunidade.
“Ao gerar conhecimento, fomentar a pesquisa acadêmica e o aprendizado prático, a iniciativa contribui para o desenvolvimento local e a melhoria da qualidade de vida de todos”, afirmou.
Gotuzzo acrescenta que o projeto trará benefícios para toda a comunidade, fortalecendo a capacidade da FURG de pesquisar e ensinar sobre questões ambientais do próprio território.
“Representa mais segurança e informações de qualidade para prevenir problemas como alagamentos e para entender melhor o que acontece por aqui”, ressalta.
Todos os dados coletados serão integrados ao Centro Interinstitucional de Observação e Previsão de Eventos Extremos (CIEX), recém-criado pela FURG. O CIEX tem como objetivo unir esforços da Universidade e da comunidade na observação da região ao entorno da Lagoa dos Patos, contribuindo para a previsão e resposta rápida a eventos extremos.
“É um grande passo para colocar São Lourenço do Sul à frente em ações de prevenção e cuidado com as pessoas e o meio ambiente”, conclui Gotuzzo.