EDUCAÇÃO

FURG SLS é parceira do 23º Fórum de Estudo: Leituras de Paulo Freire

Professores e técnicos articularam sua participação durante o Pré-Fórum Paulo Freire da Costa Doce, realizado em 9 de maio

O Campus da FURG de São Lourenço do Sul é um dos parceiros na organização do 23º Fórum de Estudo: Leituras de Paulo Freire, que acontece virtualmente de 19 a 21 de maio, sob responsabilidade da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Integram a organização do evento, também, outras instituições de ensino, Secretarias de Educação Municipais, a Secretaria Estadual de Educação e movimentos sociais.

Este ano, o tema do Fórum será “Sistema Paulo Freire: da educação básica à educação superior”. O objetivo é dialogar, durante os três dias, sobre a atualidade e pertinência do chamado "Sistema Paulo Freire de Educação" a partir das experiências da educação básica ao ensino superior; promover o encontro de leitores e estudiosos da obra de Paulo Freire, articulando saberes e experiências; e divulgar experiências educacionais, pesquisas e estudos sobre as obras do autor.

Pré-Fórum Paulo Freire da Costa Doce

Para fortalecer a preparação ao evento e discutir de antemão a temática, o Campus São Lourenço, junto à Universidade Federal do Pampa (Unipampa), promoveu na noite de 9 de maio o Pré-Fórum Paulo Freire da Costa Doce.

Realizado virtualmente, o encontro teve como tema “Paulo Freire e Educação Popular: Situações-limites e o inédito viável em tempos de crise”. Participaram cerca de vinte pessoas, entre estudantes, docentes de diferentes universidades, professores da educação básica e comunidade em geral.

Vinculados à escola pública, os professores Maurício Freitas, Patrícia Nunes e Lisandra Jardim abordaram os limites e possibilidades de efetivação de práticas pedagógicas inspiradas na concepção de Educação Popular no ensino gratuito. Assim, foram discutidas situações-limite que se impõem à escola pública neste momento histórico e desafiador para todos e todas.
O diálogo estabelecido durante o evento também considerou a necessidade de uma práxis que possibilite criar alternativas de superação das situações-limites, de modo a construir o inédito viável.

O Pré-Fórum, além de contar com três integrantes da Comissão Organizadora Estadual do 23º Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire - Cheron Moretti (Unisc), Ana Cristina Rodrigues (Unipampa) e a docente da FURG, Graziela Rinaldi da Rosa, vinculada ao Instituto de Educação (IE) -, pode refletir a temática a partir das problematizações de Ana Lúcia Souza de Freitas, integrante do Coletivo de Leitoras de Paulo Freire na França. A doutoranda em Educação, Ana Paula Grellert, que atua como pedagoga da Prae-FURG do Campus São Lourenço, também participou da comissão organizadora do evento.

Práxis em sala de aula

Para a professora Graziela, que dá aulas de Filosofia e Educação Popular no Campus São Lourenço, o legado Freireano tem muito a contribuir para a formação e prática docente que efetivamente é comprometida com a melhoria da qualidade de vida e superação de problemas.

Na abertura, ela destacou que a FURG possui diferentes campus, comprometidos com os povos do campo, das águas, florestas e das cidades ao seu entorno; e que hoje estes povos adentram as salas de aulas e ensinam, todos os dias, a comunidade acadêmica.

Graziela ressaltou, ainda, que São Lourenço do Sul não é apenas “a terra de todas as paisagens”, mas sim, de “toda diversidade de povos”, pois há uma significativa presença de comunidades de povos tradicionais, como quilombolas, pomeranos e vinculados à cadeia produtiva da pesca, por exemplo.

 

 

 

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Professores e técnicos articularam sua participação durante o Pré-Fórum Paulo Freire da Costa Doce

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