EXTENSÃO

FURG São Lourenço do Sul recebeu estudantes para oficina sobre insetos e sua importância no meio ambiente

O encontro promoveu visitação aos laboratórios e acesso às pesquisas desenvolvidas na Universidade

Na última sexta-feira, 20, alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Prof. Rodolfo Bersch visitaram a FURG São Lourenço do Sul, através de um convite do Coletivo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Entomologia Aplicada à Agroecologia. Os estudantes do sétimo ano participaram de uma oficina ministrada pela professora da FURG Patrícia Lovatto e pelas estudantes do curso de Bacharelado em Agroecologia, Aline Mello, Jaqueline Fischer e Mariéla Centeno, integrantes do Coletivo.
Os alunos conheceram a importância dos insetos, visitaram o Laboratório de Instrumentação Biológica, onde visualizaram insetos e tiveram uma apresentação sobre as pesquisas que vêm sendo desenvolvidas pelo Coletivo na área de controle biológico conservativo de insetos. No Laboratório de Microscopia observaram exemplares de insetos e aprenderam a identificar diferenças no aparelho bucal e hábitos alimentares dos insetos.

As atividades foram desenvolvidas com acompanhamento da professora de ciências da escola, buscando relacionar as temáticas apresentadas durante a visitação com os materiais que os estudantes estão aprendendo em sala de aula e com o modo de vida em que estão inseridos, já que são estudantes do campo em contato direto com as questões produtivas, sendo o conhecimento sobre os insetos fundamental para compreensão do manejo dos cultivos de forma mais sustentável. Cada estudante levou folders sobre os insetos e sobre a FURG, e sementes da espécie Tagetes minuta (Asteraceae), planta que vem sendo pesquisada pela equipe da FURG em função das propriedades repelentes e atrativas que apresenta sobre os insetos nos cultivos agrícolas

“Os insetos constituem o grupo vivo mais diverso e abundante do planeta, são fundamentais para a nossa vida, desde a formação e fertilidade do solo, polinização, controle biológico, dispersão de sementes, equilíbrio das cadeias tróficas. São imprescindíveis para segurança e soberania alimentar, mas apesar da sua importância estamos perdendo espécies importantes por desconhecimento e manejo inadequado causado pelo uso de agrotóxicos, ampliação de monoculturas e destruição de habitas naturais, sem insetos não há comida na mesa e é urgente trabalharmos estas questões com os públicos mais diversos, partindo do trabalho conjunto com as escolas e famílias agricultoras.” explica a Professora Patrícia Lovatto, coordenadora do projeto.

O Coletivo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Entomologia desenvolve suas atividades desde 2022, com foco no estudo dos insetos em um olhar agroecológico. Também participam do Coletivo o Projeto de Pesquisa e Extensão “A construção do conhecimento acerca do manejo agroecológico de artrópodes em cultivos agrícolas: diálogos de saberes e indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão no campus da FURG São Lourenço do Sul”. O trabalho em parceria visa conscientizar estudantes, agricultores e a comunidade da região sobre a importância dos insetos e de seu cuidado, desmistificando a ideia de que são pragas agrícolas ou urbanas, através de rodas de conversa, visitas aos laboratórios da Furg ou a realização de atividades nas escolas e comunidades.

Interessados em visitações guiadas à FURG, oficinas e palestras envolvendo a temática dos insetos podem realizar agendamentos pelo e-mail entomologia.furg@gmail.com .

 

 

Galería

O encontro promoveu visitação aos laboratórios e acesso às pesquisas desenvolvidas na Universidade

Divulgação