ALIMENTO ORGÂNICO

FURG participa de reunião da Comissão de Produção Orgânica do Rio Grande do Sul

Encontro aconteceu em Porto Alegre, na sede do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Foto: Divulgação/Cporg-RS

Na última quarta-feira, 24 de maio, a FURG participou da primeira reunião de 2023 da Comissão de Produção Orgânica do Rio Grande do Sul (Cporg-RS), realizada na sede do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) em Porto Alegre.

O professor Marcelo Stumpf, docente do campus São Lourenço do Sul e integrante da comissão como representante da FURG, esteve presente na atividade. Na reunião, os membros realizaram encaminhamentos para a abertura da Semana do Alimento Orgânico, que acontece de 27 de maio a 06 de junho de 2023. No período, estão previstas uma série de ações em todo o país para a promoção da alimentação orgânica.

Marcelo explica que a Cporg-RS discute questões que envolvem tanto a parte animal, como a parte vegetal da produção orgânica no estado e no Brasil. "Enquanto curso de Agroecologia é importante que a FURG esteja junto com as pessoas que deliberam os rumos da produção orgânica. Podemos pegar demandas locais de São Lourenço e região e trazer para a pauta, sendo um elo entre o setor produtivo da região e as esferas de discussão de leis e políticas públicas que envolvem a produção orgânica".

Além da universidade, compõem a Cporg-RS pesquisadores de outras instituições de ensino, pessoas ligadas a entidades governamentais e não-governamentais e membros da sociedade civil que trabalham com produção orgânica, como pecuaristas e agricultores e agricultoras.