EXTENSÃO

Fazendo o Bem. Não Importa a Quem: projeto segue trabalhando na luta contra a Covid-19

Iniciativa atua na confecção e distribuição de máscaras de tecido de algodão em São Lourenço do Sul

Composto por professores e estudantes da FURG, em parceria com a Escola de Costura Santo Molde, o projeto de extensão “Fazendo o Bem. Não Importa a Quem” segue trabalhando na confecção de máscaras, com o objetivo de auxiliar a comunidade de São Lourenço do Sul. A ação, também, promove a doação de alimentos. A iniciativa tem a intenção de diminuir os impactos diretos e indiretos causados pela pandemia e o isolamento social.

A distribuição das máscaras de tecido de algodão - confeccionadas pelos participantes do projeto -, se dá a partir da arrecadação de alimentos. Um quilo de alimentos não perecíveis equivale a uma máscara. O projeto continua operando nos pontos de trocas em São Lourenço do Sul: Laboratório Bioexatos; Casa do Trator; Supermercados Jepsen; Supermercados Peter; e, por fim, no campus FURG-SLS.

O projeto conta com o trabalho de quatro costureiros contratados pela universidade, alguns atuantes desde o princípio da quarenta, em abril, antes da confirmação do primeiro caso de contaminação no município de São Lourenço do Sul.

Equipe

A iniciativa é composta por seis pessoas: Graziela Rinaldi – professora do Instituto de Educação (IE) da FURG e coordenadora do projeto; Hariani Krack – Estudante de Gestão Ambiental; Lívia Accioly – Costureira do projeto; Luana Bunde – estudante de Licenciatura em Educação do Campo; Ronaldo Augusto – costureiro do projeto; e Sandra Hartwig – costureira do projeto.

Impacto social

Entendo a importância do projeto e seu caráter social, a Universidade realizou o investimento de cerca de 20 mil reais, somando matéria prima para as máscaras, pagamento de profissionais da costura e bolsistas. Ao todo, segundo dados da organização da iniciativa, já foram entregues aproximadamente 15 mil máscaras e 15 toneladas de alimentos.

A coordenadora do projeto, Graziela Rinaldi, destaca a relevância do projeto numa região que muitas pessoas não possuem condições de fazer ou comprar tecido de algodão para confeccionar suas próprias máscaras e de seus familiares. “Muitas famílias têm tido dificuldades econômicas, agravada pela pandemia, e os kits do projeto servem de apoio para essas famílias, num momento de crise”, complementa a professora.

As famílias beneficiadas recebem os kits de alimentos semanalmente, e, também, recebem máscaras para todos membros da família. Ao longo do projeto, diversas famílias do campo e da cidade têm sido atendidas. Outra ação do projeto envolve duas estudantes em uma intervenção, distribuindo máscaras nas ruas da cidade para em período semanal.

Para ajudar

O projeto aceita doações de tecidos, elásticos e alimentos, para suprir insumos necessários para a confecção das máscaras. Qualquer empresa ou pessoa que queira contribuir, pode manifestar interesse pelo número: (53) 9.9165-0370, ou pelo e-mail: grazirinaldi@furg.br.