Os estudantes da disciplina "Vivências em Agroecologia" do curso de Agroecologia do Campus FURG São Lourenço do Sul (FURG-SLS) visitaram, no dia 9 de janeiro, a Rede de Sementes Agroecológicas Bionatur, no município de Candiota.
Durante a atividade, os estudantes foram recebidos por representantes da cooperativa, que compartilharam as etapas do processo produtivo das sementes, desde o seu recebimento até a comercialização.
Além disso, os estudantes conheceram o histórico de lutas que formaram e fortaleceram a Bionatur e compreenderam a importância da cooperativa na construção de um modelo agrícola mais justo e sustentável no Brasil.
Também foi destacado o papel das sementes agroecológicas nos sistemas de produção sustentáveis, essenciais para promover a soberania alimentar e fortalecer práticas agrícolas ecológicas.
“Com vivências como essa, os futuros agroecólogos fortalecem seu compromisso com a transformação do modelo agrícola atual. Ao aprender com a experiência da Bionatur, os estudantes não apenas adquiriram conhecimento técnico, mas também se inspiraram a promover um futuro mais saudável e sustentável para as comunidades rurais”, informou a docente Letícia Hellwig, responsável pela disciplina.
A oportunidade proporcionou aprendizados com quem vive a Agroecologia diariamente, reforçando a compreensão dos alunos sobre um processo que vai além da produção agrícola, envolvendo valores ambientais, econômicos, éticos, políticos e culturais.
“A história da Bionatur é, assim, uma história de luta, resistência e superação, refletindo a força do movimento social em transformar a realidade do campo. Ela representa um modelo agrícola que valoriza as pessoas, a natureza e a diversidade cultural, e continua sendo uma referência para outros movimentos sociais e organizações que buscam alternativas sustentáveis para a agricultura e a produção de alimentos no Brasil”, disse Letícia.
Por fim, os estudantes foram agraciados com a presença das crianças, filhas dos colaboradores da cooperativa, que acompanham diariamente o trabalho realizado. Para o campus, elas representam as sementes da Agroecologia, que são o futuro.
“Elas são as sementes da agroecologia, que não apenas germinam no solo fértil do presente, mas também representam o futuro que estamos cultivando. Sua presença nos lembra que o verdadeiro legado da Agroecologia vai além da produção de alimentos; é uma semente que floresce nas gerações que virão. São elas que, com seus olhares curiosos e corações puros, fortalecem nossa luta e nos inspiram a semear um mundo mais justo e harmônico”, concluiu Hellwig.
História da Bionatur
A cooperativa foi criada como uma resposta à necessidade de construir um modelo agrícola mais solidário, sustentável e voltado para a soberania alimentar, estando conectada com a luta dos trabalhadores rurais organizados, especialmente por meio do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), que desempenhou um papel central na criação e continuidade da cooperativa.
Formada por um grupo de famílias assentadas, a Bionatur é reconhecida como um exemplo de resistência e compromisso com a transformação do campo, tendo o objetivo de promover a produção e comercialização de sementes agroecológicas e orgânicas, com foco em sementes crioulas — variedades tradicionais adaptadas às condições locais, essenciais para manter a diversidade genética das plantas.