SAÍDA DE CAMPO

Em aula prática, estudantes realizam manejo em pomares de citros no interior de São Lourenço do Sul

Turma de Agroecologia aprendeu mais sobre a fruticultura, sistema de produção que tem se beneficiado quando inserido em uma perspectiva agroflorestal

Fazer com que os estudantes se aproximem de situações reais, praticando atividades que já foram debatidas em aula, é o que movimenta os docentes do campus da FURG em São Lourenço do Sul (FURG-SLS) a estimularem saídas de campo com os alunos da universidade.

Recentemente, a turma da disciplina de Sistemas Agroflorestais e Fruticultura, do curso de Agroecologia, realizou uma aula prática sobre manejo de pomares de citros e reconhecimento de espécies florestais nativas no interior do município.

Os estudantes, acompanhados do professor Márcio Gonçalves, contaram com a parceria de Maurício Kuhn, agricultor que cultiva diversas espécies de árvores frutíferas em seu sítio localizado em São João da Reserva, 6º distrito de São Lourenço do Sul. Atualmente, a propriedade de Maurício conta com mais de dez variedades de citros, entre laranjas, limões e tangerinas, e tem investido em fruticultura com o intuito de produzir matéria-prima para a produção de sorvetes.

O professor Márcio explica que, na ocasião, a turma pôde acompanhar como realizar a poda correta nas árvores, com o objetivo de estimular a formação do pomar. Assim, foram escolhidas ramificações ideais, para que cada planta tenha, quando adulta, a arquitetura correta.

Além do manejo do pomar, o docente conta que na visita à propriedade, o grupo pôde identificar e observar três espécies nativas importantes: o cedro, a canjerana e a araucária. Os estudantes também foram apresentados a uma das maiores araucárias da Zona Sul do Estado, com mais de três metros de DAP (medida utilizada para mensurar o tamanho de árvores, significa diâmetro acima do peito) e mais de 65 metros de altura.

Para Márcio, os sistemas agroflorestais se firmam como uma nova forma de produzir e estão a cada dia ganhando mais espaço. “A fruticultura é o sistema de produção que mais tem se beneficiado dos sistemas agroflorestais, apesar de existirem experiências exitosas também na horticultura e criação animal”, entende.

Este material foi produzido de acordo com as normas disciplinadas pela Instrução Normativa nº 1, de 11 de abril de 2018, bem como se ancora e respeita os demais materiais publicados até o momento no que tange o regramento para a comunicação pública dos órgãos federais durante o período de defeso eleitoral, compreendido de 2 de julho a 2 de outubro, podendo ser prorrogado até o dia 30 do mesmo mês em caso de segundo turno.

 

 

 

Galería

Turma de Agroecologia aprendeu mais sobre a fruticultura, sistema de produção que tem se beneficiado quando inserido em uma perspectiva agroflorestal

Foto: Paulo Einhardt