VALORIZAÇÃO

Educação do Campo promove abraço simbólico aos cursos da FURG-SLS nesta segunda, 21

Ação acontece às 20h, no Prédio 1

Foto: Divulgação - Ledoc

Professores e estudantes de Licenciatura em Educação do Campo (Ledoc) promovem um abraço simbólico aos cursos da FURG São Lourenço do Sul (FURG-SLS) nesta segunda-feira, 21, às 20h, no Prédio 1 (Av. Marechal Floriano, 2236). Após o ato, também está prevista a realização de mística de integração com as docentes Jara Fontoura e Janaína Lapuente, e espaço para apresentações artísticas com o músico Kadinho Freitas e o poeta Jefferson Dieckmann.

Para Jara, a atividade é um momento oportuno para que a comunidade acadêmica do campus São Lourenço do Sul esteja unida, celebrando a vida. “Desde 2020, temos passado por momentos muito apreensivos” explica, citando como exemplos a pandemia da Covid-19 e os recorrentes ataques à educação e aos direitos humanos no Brasil. “Diante de tantas dores, de tantas lágrimas, estaremos nesta noite celebrando o reencantamento, o recomeçar, o esperançar e o alegrar. A lágrima dando lugar à poesia, à música, ao afeto, ao abraço, ao sorriso, ao coletivo e à unidade”.

A professora considera que a ação também valoriza a transformação da educação na trajetória individual e coletiva. “A educação transforma, reacende e faz renascer o nosso esperançar. Por isso, é importante celebrar a educação, a FURG no campus São Lourenço do Sul, os nossos coletivos e a nossa cidade, que nos acolheu com tanto amor”.

A atuação da FURG em São Lourenço do Sul teve início em 2010, com o curso de Tecnologia em Gestão Ambiental. Em 2014, foram implantados os cursos de Bacharelado em Agroecologia e Licenciatura em Educação do Campo; em 2016, o curso de Tecnologia em Gestão de Cooperativas, e por último, em 2020, o curso de Licenciatura em Letras – Português e Literaturas de Língua Portuguesa.