TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

Diretoria da FURG São Lourenço do Sul e representantes da Prefeitura Municipal visitam Campus Carreiros

Em busca de parcerias para o desenvolvimento do município, grupo se reuniu com a equipe da Proiti e conheceu as instalações do Oceantec e da Innovatio

Com o intuito de desenvolver novas ações do poder público de São Lourenço do Sul em cooperação com a FURG, o diretor do campus no município, Eduardo Vogelmann, acompanhado de representantes da Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio (SMTIC), estiveram em visita ao Campus Carreiros na última segunda-feira, 27.

Na ocasião, o grupo dialogou sobre a criação de um Centro de Formação, Emprego e Renda em São Lourenço do Sul, projeto do Escritório de Desenvolvimento, vinculado à SMTIC e em fase final de implementação. Recebidos pela Pró-reitora de Inovação e Tecnologia da Informação, Danúbia Bueno Espíndola, pelo coordenador de empreendedorismo e incubação de empresas da FURG, Alessio Almada, e pelo diretor do Oceantec, Artur Gibbon, os presentes debateram sobre ações a serem realizadas em São Lourenço e tiveram a oportunidade de conhecer as instalações da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da FURG (Innovatio) e do Parque Científico e Tecnológico da FURG (Oceantec). 

Segundo Vogelmann, entendendo que a universidade já tem uma expertise na área de tecnologia e de inovação, com a visita, a comitiva lourenciana buscou entender como tem se dado a dinâmica da Innovatio e do Oceantec em um momento de retomada após isolamento social, principalmente no que diz respeito à ocupação de espaços e à gestão de equipes remotas. Além disso, o grupo buscou aprender um pouco mais sobre como atrair empresas e novos empreendedores para São Lourenço do Sul. 

“Como a FURG já trabalha com isso, nós fomos conversar com a equipe de Rio Grande para tentar estabelecer algumas parcerias e a possibilidade de realização de alguns eventos e treinamentos aqui nesse espaço, para que a universidade também fosse parte desse projeto, contribuindo com algumas ações ao longo do ano”, explica Vogelmann. O diretor também ressaltou a importância da FURG ter, recentemente, instituído uma Pró-reitoria específica para discussão da temática, a Pró-reitoria de Inovação e Tecnologia da Informação (Proiti), o que em sua visão pode auxiliar no processo. 

Parceria pelo desenvolvimento lourenciano

O secretário da SMTIC, Luís Carlos Citrini Braga, destaca o acolhimento que a proposta da gestão municipal recebeu por parte da diretoria do Campus São Lourenço, e a importância do convite do diretor Eduardo para aproximação com a equipe rio-grandina. Segundo ele, as trocas de experiências possibilitam que a Prefeitura acerte os últimos detalhes que faltam para colocar em prática o Centro de Formação, Emprego e Renda. "Conversando com eles, nós percebemos o que deu certo, o que deu errado e o que tem que ser feito, ainda mais nesse novo momento que estamos passando", aponta. 

Assim, Braga salienta o papel que a FURG terá nesse processo, e a expectativa da Prefeitura para a realização de ações em conjunto, em função das contribuições que têm sido trazidas à região pela universidade. "A FURG faz um papel importantíssimo para São Lourenço na questão da educação para o nosso desenvolvimento".

Artur Gibbon vislumbra que a parceria com a Prefeitura Municipal fortalecerá a relação que a cidade já tem com o Oceantec e a Innovatio. “Vai agregar valor a nossas ações e ao próprio parque, porque tudo se dá por meio da Prefeitura, das lideranças locais. A FURG tem no seu DNA ser uma universidade que interage com a comunidade local. Não é uma universidade fechada nos seus muros, muito pelo contrário”, enfatiza. 

O diretor do Oceantec também aponta o apreço que a equipe de Rio Grande tem por São Lourenço. “É uma cidade importante para a FURG, pois nós temos um campus físico com cursos que têm grande produção de conhecimento há bastante tempo. É um local muito especial para nós”, diz.

 

Galería

Em busca de parcerias para o desenvolvimento do município, grupo se reuniu com a equipe da Proiti e conheceu as instalações do Oceantec e da Innovatio

Foto: Hiago Reisdoerfer