O curso de Licenciatura em Letras - Português e Literaturas de Língua Portuguesa do Campus FURG São Lourenço do Sul (FURG-SLS) realizou, nesta terça-feira, 25, a recepção dos estudantes calouros e veteranos que retornaram de férias, por meio da Acolhida Cidadã, no prédio 1.
Na segunda-feira, 24, as atividades do Instituto de Letras e Artes (ILA) foram suspensas devido ao falecimento da professora aposentada Aimée Bolaños, ocorrido em Rio Grande.
A atividade, organizada pela coordenação e pelos estudantes do curso, contou com a participação do diretor Eduardo Volgelmann, do coordenador João Cláudio Arendt, e da coordenadora adjunta Letícia Chaplin, além de outros docentes e estudantes que compartilharam depoimentos sobre a Universidade e o curso, destacando suas atuações e formações.
“Como já é tradição, a Acolhida Cidadã promove um clima de descontração, partilha e afeto, com vistas a construir um sentimento de pertencimento à comunidade acadêmica”, destacou João Arendt.
Para a professora Letícia, o início de uma nova trajetória é sempre animador, mas também pode representar um desafio. Ela afirma que a Acolhida do curso foi pensada de maneira afetiva, para que todos os estudantes se sentissem confiantes e empolgados para viver as experiências acadêmicas que virão ao longo da sua formação.
“Foi também minha primeira acolhida como docente do curso de Letras/SLS, e posso dizer que esses momentos são realmente marcantes em nossa vida”, disse.
Morgana Arnesto, aluna veterana do curso, relatou que a experiência de acolher os novos alunos e receber os colegas que retornaram de férias foi incrível, marcada por um momento de renovação e entusiasmo. Segundo ela, os calouros chegaram cheios de expectativas e compartilhou um dos pontos marcantes da atividade.
“Foi maravilhoso vê-los se integrando e se adaptando rapidamente ao ambiente. Para os que voltaram, a alegria de rever os colegas e retomar a rotina foi contagiante. Ver o carinho e a empolgação de todos foi um lembrete do quanto o ambiente universitário é importante para o crescimento e desenvolvimento de cada um. Obrigada a todos os envolvidos”, compartilhou.
Por fim, Bruno Lourenço, aluno ingressante do curso, demonstrou sua satisfação em ter escolhido a Universidade, destacando que, apesar das limitações de recursos, como estrutura e livros, a instituição se destaca pela grandeza de seus docentes, não apenas pelo conhecimento, currículos e trajetórias, incluindo as premiações recebidas e a experiência internacional, mas, principalmente, pelo caráter humano e acolhedor — algo que ele descreveu como "empático".
“Eu achei a acolhida muito boa, acho que faz jus ao nome 'Universidade'. Eu realmente fiquei muito feliz em poder participar disso. E a educação pública é boa e de qualidade, ela ainda existe, sim, e o corpo docente é quem faz essa diferença", concluiu.