SOCIALIZAÇÃO

Curso de Educação do Campo promove Seminário Integrador nos dias 30 e 31 de janeiro

Estudantes apresentarão atividades que realizaram com comunidades lourencianas durante o semestre

Na próxima segunda e terça-feira, dias 30 e 31 de janeiro, o curso de Licenciatura em Educação do Campo (Ledoc) da FURG São Lourenço do Sul (FURG-SLS) promoverá mais uma edição do tradicional Seminário Integrador. As atividades acontecem das 14h às 18h e das 19h às 21h na sala 1202 do Prédio 1 da universidade, situado na Av. Marechal Floriano, 2236.

Realizado ao fim de cada semestre, o Seminário oportuniza que os alunos e alunas apresentem resultados de pesquisas que realizaram junto a comunidades urbanas e rurais do município nas seis disciplinas de Práticas Educativas Escolares e Comunitárias (PEECs) que compõem a grade curricular do curso.

Neste semestre, os discentes apresentarão trabalhos desenvolvidos nas PEECs II e IV, dirigidas pelos eixos “Identidade dos Sujeitos e sujeitas de Direitos, Sustentabilidade e Energia” e “Biodiversidade, saberes populares e Práticas Educativas do campo”, respectivamente. Entre as temáticas escolhidas para discussão, estão hortas comunitárias, feminismo negro, descarte de resíduos e experiência na elaboração de um biodigestor caseiro.

Coordenadora da Ledoc, a professora Patrícia Lovatto explica que as ações são orientadas por professores e professoras durante o tempo comunidade, ou seja, são as PEECs que justificam o regime de alternância campo-escola da Ledoc, onde os estudantes passam metade do tempo tendo aulas presenciais na universidade, e o restante junto aos locais onde estão inseridos.

O momento também será utilizado para defesas de Trabalhos de Conclusão de Curso de três estudantes formandos deste semestre, bem como para socialização do relatório de estágio de uma aluna. Além disso, haverá espaço para integração com místicas, músicas e lanches, bem como será realizado um diagnóstico do curso e planejamento das ações para 2023. A programação se encerra com um jantar de confraternização da Ledoc, na noite de terça-feira.

"É um momento de partilha para a Ledoc internamente entre docentes e discentes, mas também é um momento para partilhar com toda a comunidade universitária e com toda a comunidade externa à FURG o que é o curso, qual o propósito, as pesquisas que vêm sendo desenvolvidas”, ressalta Patrícia.

Confira a programação:

 

 

Galería

Divulgação: Ledoc