SAÍDA DE CAMPO

Curso de Educação do Campo da FURG-SLS promove viagem de estudos a Canguçu

Participantes visitaram a Efasul e a propriedade agroecológica Vida na Terra

Recentemente, o curso de Licenciatura em Educação do Campo (Ledoc) da FURG São Lourenço do Sul (FURG-SLS) promoveu uma viagem de estudos a Canguçu. Além da comunidade acadêmica da Ledoc, participaram da excursão professores e estudantes dos demais cursos ofertados pelo campus São Lourenço do Sul (Agroecologia, Gestão Ambiental, Gestão de Cooperativas e Letras).

Na ocasião, o grupo visitou a Escola Família Agrícola da Região Sul (Efasul), escola rural em atuação no município desde 2016; e a propriedade Vida na Terra, que há mais de 30 anos produz alimentos agroecológicos em um sistema agroflorestal.

Segundo a coordenadora da Ledoc e professora da FURG-SLS Patrícia Lovatto, o objetivo da saída foi fortalecer o vínculo com as organizações do território que vêm trabalhando com pedagogias educacionais que levem em consideração o contexto rural e a produção agroecológica, que, segundo ela, é o tipo de produção que se mostra cada vez mais como um caminho para o futuro.

Visita à Efasul

Pela manhã, o grupo conheceu as dependências e as dinâmicas de ensino propostas pela Efasul, uma escola comunitária voltada para filhos e filhas de agricultores familiares, assentados da reforma agrária e quilombolas; e que trabalha a partir dos princípios da pedagogia da alternância, da agroecologia e da educação do campo.

O curso oferecido no local tem duração de três anos e meio e, promove, concomitantemente, a formação dos alunos no ensino médio e em nível técnico em Agroecologia. Na metodologia adotada, por viverem em um contexto rural, os alunos passam uma semana na escola tendo aulas em três turnos diários, e na semana seguinte ficam em casa desenvolvendo atividades trabalhadas em sala de aula junto às suas famílias e às suas comunidades. O formato busca estimular os estudantes a entenderem suas origens e valorizarem o lugar de onde vêm.

Acadêmica da Ledoc, Ana Tereza Santana afirma que percebeu, a partir da Efasul e da pedagogia da alternância – prática igualmente adotada no curso de Educação do Campo da FURG-SLS - que o conhecimento se dá em circularidade. “Os estudantes saem das suas casas com o conhecimento de seus pais, mães, avós e avôs. Esse conhecimento eles levam para a escola, trocam com os professores e adquirem conhecimento técnico. Logo após, voltam para os seus territórios e aplicam o que foi aprendido, juntamente com o conhecimento que obtiveram de seus ancestrais”, pontua.

Uma das coordenadoras da Efasul desde o início das atividades, Gisela Lang do Amaral, também professora do Instituto Federal Sul Rio-Grandense de Pelotas (IFSul), explica que a escola se constituiu a partir de uma demanda surgida no Fórum da Agricultura Familiar em 2013. Desde 2016 já foram formados 36 jovens, e atualmente a instituição conta com 42 estudantes, divididos em duas turmas de primeiro e segundo ano do curso técnico em Agroecologia.

“Por ser uma escola comunitária, ela precisa muito do apoio da comunidade e daqueles que entendem a necessidade de se ter uma escola que respeite e valorize o contexto, a realidade, as necessidades que são muito específicas dos jovens rurais. Por isso, foi um enorme prazer nós termos recebido a visita de estudantes e professores do campus São Lourenço da FURG numa manhã de ricas trocas tão necessárias para que se fortaleçam as redes que nos mantém sustentados e em movimento nessa tarefa que não é fácil de oferecer e promover a Educação do Campo”, afirma Gisela.

Segundo ela, há muitas confluências entre o trabalho desenvolvido pela Efasul e os cursos do campus da FURG-SLS e, em sua concepção, a partir da visita, vão ser constituídas muitas oportunidades de aproximação e de construção coletiva envolvendo as duas instituições, tanto entre estudantes, como entre docentes. “Nós temos certeza que as parcerias, as partilhas e o reconhecimento entre nós que seguimos esse mesmo caminho fortalece a todos e a todas. Isso facilita nossa caminhada e permite que a gente avance cada vez mais. Por isso a Efasul está de portas abertas pra que se tenham outros momentos ricos como foi esse nosso encontro e para que se possa desenvolver projetos conjuntos que eu tenho certeza que têm tudo para dar certo, especialmente a partir do entusiasmo e do brilho no olho que a gente sentiu vindo de todos e de todas nós que estivemos juntos”, destaca.


Visita à propriedade Vida na Terra

Depois de almoçarem na Efasul, os estudantes e professores da FURG-SLS se dirigiram à propriedade Vida na Terra, localizada também em Canguçu e integrante da rota turística dos Olivais da Serra dos Tapes.

Em 15 hectares, o produtor rural Cléo de Aquino Ferreira produz frutas de maneira sustentável há mais de 30 anos, junto dos filhos e da esposa. Ao todo, são 24 espécies de frutíferas nativas e exóticas cultivadas no local. Além disso, a propriedade realiza a preservação de árvores com madeira de interesse comercial e risco de extinção, em um sistema agroflorestal. Assim, Cleo explica que o espaço é dividido entre a mata nativa e a agrofloresta.

A família também tem uma agroindústria própria para beneficiamento da produção, no qual o produto principal são os sucos orgânicos, mas onde também são produzidos doces e geleias; e trabalha com turismo rural e técnico/pedagógico. “Em cada interação a gente sempre aprende muito e nos ajuda a nos manter com ânimo para tocar isso tudo”, afirma Cleo.

A oportunidade de vivência junto à família Ferreira foi bastante significativa para a estudante de Agroecologia Laura Becker. “Foi muito especial, especialmente o trabalho com as frutas nativas, mas também as falas do Cleo e as motivações que levaram ele a chegar nesse estágio. Isso me emocionou bastante, porque é muito bom quando a gente encontra pessoas que sonham como a gente, mas que além de sonhar como a gente, realizam esses sonhos. Voltei muito motivada, com a esperança muito ativa e tenho certeza que vou seguir assim por um bom tempo”, conta.

 

Este material foi produzido de acordo com as normas disciplinadas pela Instrução Normativa nº 1, de 11 de abril de 2018, bem como se ancora e respeita os demais materiais publicados até o momento no que tange o regramento para a comunicação pública dos órgãos federais durante o período de defeso eleitoral, compreendido de 2 de julho a 2 de outubro, podendo ser prorrogado até o dia 30 do mesmo mês em caso de segundo turno.

 

 

 

Galería

Participantes visitaram a Efasul e a propriedade agroecológica Vida na Terra

Foto: Divulgação