Agroecologia

Coletivo de Entomologia da FURG-SLS recebe alunos do ensino fundamental em visita guiada sobre invertebrados e insetos

Atividade reuniu 24 estudantes da Escola Estrela do Mar nos Laboratórios de Microscopia e de Instrumentação Biológica do campus

Foto: Divulgação

No dia 6 de maio, o Coletivo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Entomologia Aplicada à Agroecologia do Campus FURG São Lourenço do Sul (FURG-SLS) recebeu alunos do 3º ano do ensino fundamental da Escola Estrela do Mar para uma visita guiada com ênfase nos invertebrados e na importância dos insetos.

A recepção dos estudantes foi realizada pela docente e coordenadora do projeto, Patrícia Lovatto, pela professora Letícia Hellwig e pela monitora de ensino da disciplina de Entomologia, Jaqueline Fischer, do curso de Agroecologia.

Ao todo, 24 crianças, acompanhadas por duas professoras, participaram de diversas atividades no Laboratório de Microscopia e no Laboratório de Instrumentação Biológica, envolvendo a observação geral de invertebrados e do microscópio estereoscópico com diferentes artrópodes, apresentação de invertebrados importantes para a saúde das águas, com especial enfoque na fauna da Lagoa dos Patos, atividade de soltura dos invertebrados do solo vivo nos canteiros da Universidade, observação de insetos em lupa e microscópio, criação de insetos, entre outras.

Além disso, os alunos receberam material informativo do projeto e materiais de colorir (confira abaixo) relacionados à fauna de invertebrados da Lagoa dos Patos. Segundo Patrícia, o conteúdo abordado vai além dos insetos encontrados no município e na lagoa, abrangendo desde a libélula, com atenção para sua importância nas diferentes fases da vida, até os vagalumes, as baratas d’água, o camarão, a água-viva e os moluscos.

“Para mostrar para os alunos toda a diversidade de invertebrados que nós temos e que precisam ser conhecidos para serem preservados. Então, esse foi um dos outros pontos que foi trabalhado junto com a turma da escola”, explicou Lovatto.

Durante a atividade, o cuidado com o meio ambiente e com as espécies que o habitam foi um dos destaques, considerando que o projeto atua justamente na valorização de cada uma delas. Com isso, a ação busca evidenciar a importância ecológica e econômica desses animais para o município e para a fauna de invertebrados no contexto local da Lagoa dos Patos, além de refletir sobre como a poluição, seja química, por resíduos sólidos ou orgânica, impacta negativamente essas espécies.

“Trabalhamos com diferentes grupos de invertebrados. No laboratório de Microscopia, a partir do acervo que já existe na FURG desses animais e também trabalhamos no Laboratório de Instrumentação Biológica, com o acervo vinculado ao coletivo de Entomologia. São as caixas entomológicas, contendo os insetos e também alguns insetos vivos”, informou Patrícia.

A participação dos alunos surgiu a partir do interesse de uma das professoras da escola, que já havia participado de ações anteriores e, por estar trabalhando com o tema dos invertebrados em sala de aula, solicitou novamente uma atividade prática na FURG.

“Hoje nós temos uma criação didática que foi apresentada para os estudantes, além da ênfase sobre toda a importância dos insetos para a vida do planeta, desde a polinização, passando pela formação do solo, até o controle biológico de outras espécies. Tudo isso foi trabalhado de forma integrada com o conteúdo das aulas de Ciências, ministradas pela professora ao terceiro ano”, comentou a docente.

As atividades contaram com o envolvimento da equipe do coletivo, composta por bolsistas de pesquisa, extensão e cultura, além de estudantes da disciplina de Entomologia Aplicada à Agroecologia, do curso de Agroecologia do campus. Essa turma foi responsável por auxiliar na organização do acervo de invertebrados do Laboratório de Microscopia e do Coletivo de Entomologia. Entre os estudantes envolvidos estavam Daniela Krack, Luis Gustavo Wienke, Nicolas Setti e Thais Prudente.

“Ao envolver a turma na organização da atividade para a visita guiada dos estudantes, foi possível conciliar a prática do ensino superior com a extensão universitária, uma vez que a turma atuou na sistemática de animais e na aplicação de chaves taxonômicas para artrópodes, durante a coleta e separação dos organismos utilizados na aula prática com os estudantes da educação básica, um diálogo diretamente vinculado à política de curricularização da extensão proposta pela FURG”, destacou Patrícia.

Confira o material em PDF produzido em parceria com o projeto Mutirão e a Remada Ambiental:

 Conhecendo alguns invertebrados

 

Galería

Atividade reuniu 24 estudantes da Escola Estrela do Mar nos Laboratórios de Microscopia e de Instrumentação Biológica do campus

Divulgação