Evento

Bloco Tamborada leva a diversidade e a cultura negra à Passarela do Samba de São Lourenço do Sul

Desfile aberto à comunidade começa às 22h no domingo, 2

Foto: Divulgação

O Bloco Cultural de Carnaval Tamborada estará presente na Passarela do Samba do Carnaval 2025 de São Lourenço do Sul no próximo domingo, 2. O desfile está previsto para começar às 22h, e toda a comunidade está convidada a participar.

Não é necessário saber tocar os instrumentos, pois as batidas básicas serão ensinadas durante o evento. Além de reunir músicos do município, o bloco contará também com a participação de músicos de Rio Grande e Pelotas.

Criado pelo músico, pesquisador, cantor e compositor Kako Xavier, o bloco destaca músicas autorais e tambores artesanais, envolvendo pessoas de diferentes idades, gêneros e etnias, promovendo a valorização da cultura negra local.

 

Projeto Tamborada

Kako Xavier é costureiro do projeto Tamborada, coordenado pelo vice-tesoureiro do Movimento Negro Kizumbi, ativista dos Movimentos Negro do município e graduando do curso de Licenciatura em Educação do Campo da FURG São Lourenço do Sul (FURG-SLS), Markão Nunes, também presidente do Diretório Municipal do Partido Democrático Afro-Brasileiro (PDAB). A iniciativa foi aprovada pela Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) do município.

Eduardo Antunes Dias, docente dos cursos de Licenciatura em Educação do Campo e Agroecologia, é colaborador do projeto.

O Tamborada surgiu com o objetivo de promover a identificação e o reconhecimento da participação da cultura negra na formação da sociedade lourenciana. Entre seus objetivos, está a criação de um grupo artístico de tamborada no município, formado por membros da comunidade, para realizar apresentações em eventos culturais e sociais.

Segundo Markão, a Tamborada será implementada em 2026 com os componentes das oficinas, marcadas para acontecer a partir de julho de 2025.

“O projeto contempla a comunidade e o território local. Pessoas de qualquer idade, raça ou origem podem participar. Todos serão bem-vindos nas oficinas de tambor e dança, além de palestras sobre o tambor de Charqueadas aqui na região Sul. Também teremos atividades extras”, informou Markão.

O tambor, instrumento típico da cultura gaúcha, tem forte presença no litoral e na fronteira do Rio Grande do Sul, sendo uma das manifestações culturais mais importantes da região, especialmente nas casas de religião de matriz africana, como na Charqueadas em Pelotas. A região é reconhecida como o território do tambor de Sopapo, um dos principais tambores do Brasil.

Interessados em participar das oficinas podem entrar em contato pelo telefone (53) 98434-0897.