SAÍDA DE CAMPO

Alunos de Gestão Ambiental da FURG-SLS acompanham processo produtivo de abatedouro

Durante a visita, estudantes observaram as práticas de gestão ambiental realizadas pelo empreendimento

Recentemente, alunos do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental do campus da FURG São Lourenço do Sul (FURG-SLS) estiveram no Frigorífico Espinilho, localizado no interior do município.

A docente Juliana Prevedello, responsável pela organização da saída de campo, relata que a visita foi pensada com a finalidade de apresentar aos estudantes como se dá o processo produtivo de um abatedouro e quais são as práticas de gestão ambiental realizadas na empresa.

Segundo ela, a visita proporcionou aos alunos aprendizados práticos, como, por exemplo, a criação de animais em áreas de confinamento e todos os processos executados durante o abate, principalmente relativos aos cuidados com o bem-estar animal e com o meio ambiente.

Juliana também destaca que os alunos puderam observar como é feito o descarte de todos os resíduos gerados no local, inicialmente na criação dos animais, passando ao abate e, por fim, no processamento da carne. “Na oportunidade, foi possível saber que a maioria dos resíduos sólidos gerados possuem aproveitamento em outros processos produtivos, como os ossos, as gorduras e o sangue, que são encaminhados para indústria de ração animal, e o couro, para curtumes”, conta.

A professora também ressalta que outro cuidado tomado pelo empreendimento é em relação ao tratamento da água utilizada. “O abatedouro possui uma estação de tratamento de água dentro da propriedade e também realiza o tratamento de efluentes em lagoas facultativas”, explica.

 

Este material foi produzido de acordo com as normas disciplinadas pela Instrução Normativa nº 1, de 11 de abril de 2018, bem como se ancora e respeita os demais materiais publicados até o momento no que tange o regramento para a comunicação pública dos órgãos federais durante o período de defeso eleitoral, compreendido de 2 de julho a 2 de outubro, podendo ser prorrogado até o dia 30 do mesmo mês em caso de segundo turno.

 

 

Galería

Durante a visita, estudantes observaram as práticas de gestão ambiental realizadas pelo empreendimento

Foto: Divulgação