IMIGRANTES

FURG integra Comissão de Assistência para Acolhimento aos Estrangeiros em Santo Antônio da Patrulha

Primeira atividade da Comissão será a recepção a 40 venezuelanos no dia 18

A FURG passou a integrar a Comissão Municipal de Assistência para Acolhimento aos Estrangeiros do município de Santo Antônio da Patrulha. A referida comissão é constituída por diversas instituições e lideranças da cidade como Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores, Acisap, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Polo Universitário, Lions Club, Rotary Club, entidades religiosas (Paróquia Boa Viagem, Paróquia Santo Antônio, Paróquia Diocese de Osório, Igreja do Evangelho Quadrangular, Igreja VIDA, Encontros de Fé), Programa Momento Mulher e Grupo de Voluntários #TamoJunto. Além das instituições participantes, há também 70 voluntários colaborando em diferentes atividades relacionadas com o acolhimento aos estrangeiros.

A FURG está representada pelo professor doutor Jorge Estuardo Tello Gamarra (EQA/FURG), membro titular e pela professora doutora Darlene Arlete Webler (ILA/FURG), membro suplente, ambos desenvolvendo suas atividades no Campus FURG-SAP.

A primeira atividade da Comissão é a recepção a 40 venezuelanos que deverão chegar a Santo Antônio da Patrulha a partir do próximo dia 18 de dezembro. Para tanto, o professor Jorge Gamarra encontra-se em Boa Vista (Roraima) nesta segunda e terça-feiras para acompanhar o primeiro grupo de imigrantes.

A iniciativa da criação da Comissão foi do prefeito Daiçon Maciel da Silva, que em meados de setembro foi convidado pelo Ministério do Desenvolvimento Social para conhecer o alojamento temporário para imigrantes no município de Canoas. A partir daquela data, a recepção aos imigrantes no município deixou de ser uma ação dos governos federal e municipal para ser uma causa da sociedade patrulhense.