PREMIAÇÃO

Tese do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde recebe Menção Honrosa no Prêmio Capes de Tese 2022

FURG está entre as duas instituições públicas federais do interior do Estado contempladas

Elaborada por Vanice Rodrigues Poester e orientada pela professora Melissa Orzechowski Xavier, a tese “Esporotricose: distribuição espacial e enfrentamento da doença no sul do Rio Grande do Sul, diagnóstico molecular e avaliação do potencial terapêutico de compostos químicos em fungos do complexo Sporothrix” foi contemplada com a Menção Honrosa do Prêmio Capes de Tese 2022 da área de Medicina II, e teve como enfoque a esporotricose por Sporothrix brasiliensis, uma micose emergente no Brasil e de alta prevalência na região sul do Rio Grande do Sul.

Esta, que foi a primeira tese do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde (PPGCS) da Faculdade de Medicina da FURG a receber essa distinção, está inserida dentro da linha de pesquisa intitulada Estudo de Doenças Infecto Parasitárias, sendo uma das sete linhas de pesquisa do PPGCS. A pesquisa foi desenvolvida na temática da esporotricose felina e zoonótica, a qual constitui-se em uma das principais linhas de pesquisa do Grupo de Micologia Médica da Famed.

Resultado da pesquisa

A tese abordou diferentes vertentes da problemática da esporotricose, evidenciando o atual cenário alarmante desta enfermidade na saúde pública da região sul do RS, fornecendo subsídios para o enfrentamento desta micose que resultou na implementação de uma rede de assistência pública à esporotricose humana no município do Rio Grande/RS, cujo impacto social foi significativo, auxiliando na resolução de problemas locais.

Além desta importante contribuição na rede de assistência em saúde, o trabalho de doutorado se preocupou em investigar novos métodos diagnósticos e novas opções terapêuticas. Parte do estudo foi desenvolvida em colaboração com pesquisadores internacionais de excelência, a qual foi proporcionada pela participação da orientadora Melissa como professora visitante no California Institute for Medical Research, CA, EUA, pelo Programa Capes-Print-FURG.

Quanto à produção técnico-científica, um total de nove artigos científicos foram publicados em periódicos de relevância internacional na área e um pedido de patente foi depositado.

Vanice aponta que os resultados da tese contribuíram para o desenvolvimento científico e social, cujos estudos foram desenvolvidos no âmbito tanto da ciência básica quanto aplicada, com retorno direto à sociedade e a comunidade local, bem como com geração de dados inéditos que somam ao enfrentamento da problemática regional e nacional da esporotricose.

A pesquisa ainda vai ao encontro de objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS), especialmente em consonância com o ODS 3 (Saúde e Bem-Estar). Em paralelo, direta e/ou indiretamente a tese aborda e contribui com outros ODS, como ODS 4 (fomentando a educação de qualidade), ODS 9 (fomentando a inovação) e ODS 10 (contribuindo para redução das desigualdades no quesito acesso à saúde).

Além disso, Vanice enfatiza a importância de um ensino superior público de excelência como o ofertado pela FURG para a formação de profissionais e pesquisadores, o que proporciona o amplo acesso para estudantes oriundos de escolas públicas, como é o seu caso, contribuindo para redução das desigualdades sociais. Aponta também que essa distinção recebida tem uma importância significativa na representação das mulheres na ciência, as quais fazem a diferença como pesquisadoras nas distintas áreas do conhecimento.

Destaque internacional

Além da Menção Honrosa do Prêmio Capes de Tese 2022, a pesquisa de doutorado de Vanice recebeu outras distinções, como o prêmio “Ira F. Salkin Award 2020”, vinculado à “International Society for Human and Animal Mycology (Isham)”, que conferiu o destaque de melhor artigo publicado no ano de 2020 no periódico Medical Mycology (FI: 2.822) por um jovem pesquisador para o artigo intitulado “Potential use of Nikkomycin Z as an anti-Sporothrix spp. drug”. Este prêmio conferiu subsídio para apresentação do estudo no “21st Congress of the ISHAM” que ocorrerá em setembro deste ano em Nova Delhi, Índia, contribuindo para visibilidade internacional do PPGCS e da FURG.

Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde

Atendendo às recomendações da Capes, o PPGCS vem, nos últimos anos, lançando editais internos para a indicação de teses ao Prêmio Capes de Teses. Esta iniciativa tem fomentado os egressos de doutorado a se candidatarem nos editais internos e esta demanda tem crescido ano a ano, aponta o professor Flavio Rodrigues, coordenador do PPGCS.

A tese de Vanice foi selecionada nesse edital interno para representar o PPGCS, e posteriormente contemplada junto a demais 144 teses no edital Prêmio Capes de Teses, dentre um total de 1.266 teses inscritas. Cerca de 10% das teses premiadas (15/145) foram desenvolvidas em universidades federais situadas no Estado do Rio Grande do Sul.

A pesquisadora Vanice e a professora Melissa destacam a honra em receber essa importante distinção e com ela representar a universidade, uma entre duas das únicas instituições públicas federais do interior do Estado contempladas no edital. “Que essa nossa conquista seja um estímulo a todos para enfrentar os desafios durante o percurso, sempre com resiliência, determinação e responsabilidade para que possamos garantir o futuro da nossa ciência de qualidade”, destacam as pesquisadoras.

Sobre o Prêmio Capes de Tese

O Prêmio Capes de Tese reconhece os melhores trabalhos de conclusão de doutorado defendidos em programas de pós-graduação brasileiros de acordo com os seguintes critérios: originalidade do trabalho, relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social e de inovação e o valor agregado pelo sistema educacional ao candidato.

Criado em 2005 e entregue pela primeira vez em 2006, ele abrange todas as áreas de conhecimento que têm um representante na avaliação da pós-graduação stricto sensu. Um dos objetivos da iniciativa é aumentar a visibilidade das ações positivas e indutoras da Capes na pós-graduação brasileira. O edital contempla uma tese em cada uma das áreas de avaliação da Capes com o Prêmio Capes de Tese, e duas teses de cada área com a Menção Honrosa. Ao todo foram 49 teses contempladas com o prêmio e 96 com a Menção Honrosa, totalizando 145 teses premiadas, oriundas das distintas regiões do país.

 

 

Este material foi produzido de acordo com as normas disciplinadas pela Instrução Normativa nº 1, de 11 de abril de 2018, bem como se ancora e respeita os demais materiais publicados até o momento no que tange o regramento para a comunicação pública dos órgãos federais durante o período de defeso eleitoral, compreendido de 2 de julho a 2 de outubro, podendo ser prorrogado até o dia 30 do mesmo mês em caso de segundo turno.

 

 

Galería

As pesquisadoras Vanice Poester e Melissa Xavier, acompanhadas do reitor Danilo Giroldo e do coordenador do PPGCS, Flávio Rodrigues.

Divulgação