Uma inovadora tecnologia desenvolvida por membros do Centro de Ciências Computacionais da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) em parceria com a CAPES pode expandir o alcance da modalidade de ensino a distância em locais sem internet ou com conectividade limitada. Intitulado AVAPolos, o projeto foi apresentado na quarta-feira, 29, na sede da Coordenação, em Brasília. A ferramenta funciona 100% offline e foi criada para permitir que a Universidade Aberta do Brasil (UAB) chegue às regiões mais remotas do país.
Jônata Tyska, coordenador técnico do projeto AVAPolos, foi o responsável por apresentar o sistema ao lado dos analistas desenvolvedores Rafael Vianna e João Mateus Daltro. Durante toda a manhã, a equipe da FURG demonstrou o funcionamento da ferramenta e explicou de que forma ela pode ser utilizada pelas instituições que integram a UAB. A apresentação ocorreu depois de sete meses de trabalhos realizados por uma equipe formada por mais de 15 pessoas.
“Para nós, foi um grande prazer receber essa demanda, uma ideia que veio da própria CAPES, de resolver um problema de conectividade e levar educação a distância para polos que não tenham conectividade com a internet ou que tenham conectividade limitada. É uma ideia que pode revolucionar a educação a distância no Brasil”, destacou Tyska.
Funcionalidades
As principais informações sobre o AVAPolos estão disponíveis no site do projeto. No portal, é possível acessar a guia de instalação e o manual de utilização, além de baixar o programa. Inicialmente, o sistema reúne os serviços EduCAPES, Moodle e MediaWiki, mas pode ser totalmente customizado pelas instituições de ensino superior, que terão liberdade para agregar outros ambientes de ensino, de acordo com suas próprias necessidades.
Além do uso em regiões sem internet ou com conectividade limitada, o AVAPolos pode possibilitar também a implementação do ensino a distância em locais nos quais a conexão é controlada em função de aspectos legais.
“O sistema AVAPolos é fundamental no sistema UAB, principalmente para aumentar nossa capilaridade, porque ele traz uma solução para locais de difícil acesso que têm baixa conectividade ou até mesmo não têm conectividade, como situações de aspectos até legais. Por exemplo: oferecer educação a distância dentro de um presídio ou de um ambiente vigiado. Então há uma condição de ampliação da nossa oferta, de qualidade da nossa oferta, através dessa importante ferramenta”, ressalta Carlos Lenuzza, diretor de Educação a Distância da CAPES.
Implementação
Presente à apresentação do AVAPolos, a professora Marília de Goyaz, presidente do Fórum Nacional de Coordenadores da UAB, disse ter ficado “muito impressionada positivamente” pelo projeto. Para ela, que também é diretora do Centro Integrado de Aprendizagem em Rede da Universidade Federal de Goiás, não deve haver maiores dificuldades para que o sistema seja posto em prática.
“Pelo que foi proposto, num trabalho conjunto da CAPES com as instituições de ensino superior, ele é exequível e poderá produzir muitos bons frutos além dos cursos que já estão em execução, mas com propostas que estavam paradas pela inviabilidade prática por problemas de conexão com a internet. Agora, isso será possível”, avalia.
A expectativa dos desenvolvedores é realizar o projeto-piloto da ferramenta até o final deste ano. A região amazônica é uma das principais candidatas a receber o teste do sistema.