PUBLICAÇÃO

Professora do IO lança e-book sobre qualidade da água

Obra descreve de forma simplificada o significado dos parâmetros químicos, físicos e microbiológicos

As professoras Maria da Graça Zepka Baumgarten, do Instituto de Oceanografia (IO) da FURG e Simone Andrea Pozza, da Faculdade de Tecnologia da Universidade Estadual de Campinas (FT/Unicamp), publicaram pela editora da FURG, o e-book intitulado “Qualidade de águas: descrição de parâmetros referidos na legislação ambiental”. A obra trata-se de uma revisão/aglutinação bibliográfica e descreve de forma simplificada e popular, o significado de cada constituinte (parâmetro) químico, físico ou microbiológico da água ou de afluentes e as consequências das alterações em suas concentrações normais.

Segundo as autoras, estes parâmetros, na maioria das vezes, são apenas citados sem descrições nas legislações ambientais. As informações contidas no e-book ajudam na interpretação dos resultados obtidos em análises e facilitam a escolha dos parâmetros mais adequados para serem analisados em um monitoramento de águas e efluentes, otimizando a avaliação dos níveis de conformidade legal de cada concentração detectada.

O e-book conta ainda com informação adicional de pareceres das autoras sobre o que deve ser alterado/corrigido/inserido sob o ponto de vista químico/ambiental, na pretensa e necessária atualização do processo da classificação e na aprovação da proposta do enquadramento do estuário da Laguna dos Patos.