A professora drª. Fernanda Trombetta, do Campus Santo Antônio da Patrulhada da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), é uma das autoras do livro Mulheres na Ciência, publicado pela Editora Inspirar. O lançamento da obra ocorreu no dia 28 de agosto, reunindo autoras, pesquisadores, profissionais e convidados em um momento dedicado à valorização das trajetórias femininas na ciência e na inovação.
O lançamento, realizado no Centro Cultural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), na capital gaúcha, reuniu acadêmicos, pesquisadores, profissionais e interessados em ciência e inovação, proporcionando um espaço de diálogo sobre representatividade, trajetórias profissionais e a importância de ampliar a presença e a visibilidade das mulheres na produção científica brasileira. Além da professora Fernanda, são autoras da obra Bruna Puton, Carmen Calcagno, Diana Finkler, Emanuelle Sipp, Fernanda Trombetta, Helena Moschetta, Letícia Zanchet, Márcia Ferraresi, Manuela Machado, Michèle Oberson de Souza, Qianne Martins, Schana da Silva, Sônia Rodrigues e Tânia Finkler.
Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas (PPGece), integrante do Programa de Pós-Graduação em Sistemas e Processos Agroindustriais (PPGSPA) e do Programa de Pós-Graduação em Química Tecnológica e Ambiental (PPGQTA), Fernanda Trombetta participa da obra compartilhando sua trajetória acadêmica e científica. Em seu capítulo, a professora aborda caminhos que contribuíram para sua formação como cientista e traz reflexões sobre a importância de incentivar meninas e jovens a reconhecerem na ciência um espaço possível de atuação, descoberta e transformação.
O livro Mulheres na Ciência nasceu com o propósito de dar visibilidade e voz às trajetórias de mulheres que contribuem para a transformação do cenário científico, apresentando diferentes experiências e percursos profissionais. A estrutura do projeto foi idealizada por Fabiana Rolim e contou com a coordenação técnica de Diana Finkler, responsáveis pela condução e organização dos capítulos que integram a obra.
O prefácio é assinado por Fernanda Stiebler, economista, cientista social e especialista em gestão e políticas públicas de inovação, que atualmente ocupa o cargo de Chefe de Gabinete da Presidência da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). No texto de abertura, a autora apresenta uma reflexão sobre os desafios historicamente enfrentados pelas mulheres nos ambientes acadêmico e científico, bem como sobre as conquistas e os avanços relacionados à participação feminina na ciência e na inovação.
A participação da professora Fernanda Trombetta na obra também representa uma oportunidade de dar visibilidade à produção científica desenvolvida na FURG e às trajetórias de suas pesquisadoras, contribuindo para aproximar a ciência da sociedade e inspirar novas gerações a seguirem caminhos na pesquisa, na educação e na inovação.
*Este material foi produzido de acordo com as normas disciplinadas pela Portaria Secom/MCom nº 5.973, de 28 de junho de 2022, assim como também considera e respeita os demais materiais publicados até o momento acerca do regramento para a comunicação pública dos órgãos federais durante o período de defeso eleitoral, compreendido de 4 de julho a 25 de outubro de 2026, podendo ser prorrogado em caso de segundo turno.