CIÊNCIA

Professor da FURG participa de missão em navio sustentável em Dubai

Embarcação Porrima será a primeira a navegar ao redor do globo apenas com energia solar

Foto: Divulgação

O professor Jorge Alberto Vieira Costa, Escola de Química e Alimentos (EQA) da FURG, encontra-se em missão de trabalho em Dubai, nos Emirados Árabes, onde está participando de reuniões técnicas com equipes da Blue Economy Fundation, do navio experimental sustentável Porrima e com membros da Expo 2020 Dubai e da Expo 2025, que será realizada em Osaka, no Japão.

Primeiro navio totalmente sustentável do planeta, o Porrima saiu em sua primeira viagem de Osaka e atracou em Dubai para a Expo 2020 no dia 28 de abril, e fará uma volta ao redor do mundo voltando a Osaka em 2025 para a próxima Expo.

O Porrima será o primeiro na história a navegar ao redor do globo apenas com energia solar. A energia captada pelos coletores solares é convertida em hidrogênio, o qual é armazenado e utilizado para movimentar o barco. Quando há pouca energia solar o Porrima é operado com kites de 40 m2.

Durante o seu percurso o Porrima irá adentrar o Rio Amazonas, sendo que a sua primeira parada, após atravessar o Oceano Atlântico será junto ao projeto CVT das Agrobiodiversidades Bailique/Rio Grande, coordenado pelo professor Jorge. O navio possui uma série de tecnologias desenvolvidas segundo o conceito da Blue Economy, sendo que a fotobiorrefinaria de microalgas a ser instalada no Porrima também segue a mesma filosofia.

O professor Jorge Alberto foi convidado pelo Dr. Gunter Pauli, presidente da Fundação Zeri e criador do conceito de Blue Economy, para a instalação de uma Micro fotobiorrefinaria a partir de microalgas no navio experimental Porrima. Em carta enviada pelo Dr. Gunter ao professor Jorge, ele diz: “Como apreciamos muito o seu trabalho com microalgas e fotobiorreatores nos últimos 25 anos, e principalmente porque planejamos subir o rio Amazonas em 2024, acreditamos que esta é uma excelente oportunidade para conhecer, planejar e compartilhar nosso programa com as principais partes interessadas. Além disso, sua experiência recente com as autoridades de Dubai demonstrou sua liderança em seu campo”.

O objetivo da fotobiorrefinaria microalgal no Porrima será a produção de alimentos e de energia dentro do próprio navio.