SEMINÁRIO DE PESQUISA E EXTENSÃO

Nudese debate econômica solidária, cooperativismo popular e movimentos sociais

Evento no Cidec contou com a presença de cooperativas, estudantes e pesquisadores

Foto: Fernando Halal

Na manhã de segunda-feira, 11, o Cidec-Sul da FURG recebeu o Seminário de Pesquisa e Extensão em Economia Solidária, Cooperativismo Popular e Movimentos Sociais promovido pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proexc), através do Núcleo de Desenvolvimento Social e Econômico (Nudese). O evento foi atividade do projeto Autogestão e formação de Lideranças: Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (Intecoop).

O Seminário teve como objetivo articular os atores e lideranças sociais, a acadêmica, os movimentos sociais envolvidos com a economia solidária e o cooperativismo popular, à produção técnica científica da área.

Estiveram presentes na abertura o vice-reitor da FURG Danilo Giroldo, os pró-reitores de Extensão e Cultura, Daniel Prado e de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Lúcia Anello; o diretor de pesquisa da pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, Leandro Bugoni; a coordenadora do Nudese, Lúcia Nobre e a secretária de Programas e Projetos Especiais da Prefeitura Municipal, Darlene Torrada Pereira representando o prefeito do município.

Lucia Anello, coordenadora do Intecoop, iniciou dizendo que “este é um momento de celebrar o tempo de financiamento do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq), a importância da economia solidária para FURG. Então esse é o momento para nos encontrarmos, e mesmo que o CNPq não nos financie mais, precisamos ter a certeza que juntos somos muito fortes e temos a capacidade de dar continuidade a isso”.

Lucia reiterou a relevância do envolvimento das pessoas para o sucesso do Núcleo e do projeto. “Esse projeto mostra a força do servidor público, que toma por tarefa fazer com que pessoas que talvez não tivessem oportunidade de chegar à universidade, cheguem com protagonismo”, mencionou ela.

Participaram do evento os representantes das cooperativas atendidas pelo projeto, Associação de pescadores da Vila São Miguel (Apesmi), Cooperativa Santa Rita, Delícias Solidárias e Rede de Artesanato. Daniel Prado afirmou que o evento acontece em um contexto bastante difícil para o povo que precisa das políticas públicas, mas que é dentro deste cenário que é necessário ressaltar a importância do cooperativismo popular, da economia solidária e do amor entre as pessoas. “A universidade está aqui para reafirmar esse papel e que nós estamos aqui para deixar esse aparelho público que é a universidade, a serviço da sociedade”.

Darlene Pereira, que foi uma das idealizadoras do Nudese, lembrou emocionada do início do Núcleo e do trabalho realizado em conjunto. “No momento de criação do Nudese, tivemos junto da universidade a comunidade e foi dessa forma que alavancamos a economia solidária no município. A FURG tem participação a nível nacional para o entendimento sobre economia solidária, como a participação na criação da secretaria nacional”, relatou a Darlene.

O vice-reitor da FURG, Danilo Giroldo mencionou que a economia solidária é o melhor exemplo que se tem da real integração entre pesquisa e extensão. E reforçou que, “é o fim de um financiamento, mas não o fim de uma ação que é a identidade desta universidade. Queria agradecer a presença de todos, e dizer que é uma alegria muito grande ver cheia essa plenária dentro deste Centro, é bonito ver o povo aqui dentro, e é disso que precisa a universidade. A universidade só faz sentido se trabalhar para a sociedade, ser uma instituição aberta, e isso se concretiza com este evento e com a participação de vocês. Nós aprendemos muito e sempre estando com as cooperativas e seus colaboradores, e para isso precisamos sempre estar atentos para que assim, a capacidade instalada da universidade possa contribuir para o desenvolvimento do nosso território”, afirmou o vice-reitor.

Giroldo ressaltou a importância de se preparar institucionalmente para as adversidades e adiantou que a FURG está se preparando para institucionalizar os processos da economia solidária, “se a conjuntura aí fora está ruim e o financiamento vai diminuir, nós temos as pessoas e os espaços. Ganhamos muito nas últimas décadas e isso ninguém vai tirar, além da nossa clareza sobre o nosso fazer e qual o nosso papel para a sociedade, então nós vamos continuar fazendo. E a prova disso, é que em dezembro vamos aprovar a Política de Inovação em Tecnociência Solidária, um documento que organiza todo o processo administrativo para facilitar a interação da economia solidária e da inovação como um todo. Com esse documento aprovado, vamos ter maior facilidade para incubar os grupos, para ceder espaços para comercialização, para articulação e distribuição. Isso tudo ficará mais claro e vai ficar instituído que isso é inovação para FURG e então poderemos ser mais ágeis nesses processos”contou Danilo.

“É através do trabalho que combateremos a conjuntura desfavorável. E o grau de comprometimento de um evento como esse nos dá esperança e energia para que a FURG continue fazendo esse papel consolidando essa história tão bonita e gerando efetivamente a transformação onde precisa transformar” finalizou o vice-reitor.

Após abertura ocorreu a mesa redonda “Economia Solidária e a Universidade”, mediada pela Lucia Nobre com a participação dos representantes da pesca artesanal, da reciclagem, da gastronomia, do artesanato e da agricultura familiar. A tarde houve apresentação dos trabalhos em rodas de conversas por temas geradores, aonde cada temática produziu um relatório para a plenária final.

O evento contou ainda com a apresentação cultural “AWADE – 40 anos do Coral da FURG – construindo a Missa dos Quilombos”.

 

 

Galería

Grupos atendidos pelo Intecoop participaram de evento sobre economia solidária

Fernando Halal