TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO

Mostra Nacional de Robótica reuniu jovens de todo o país no Cidec

Evento contou com 40 estandes de apresentação que envolviam os mais variados protótipos de automatização

Foto: Fernando Halal/Secom

Com o objetivo de promover e valorizar o aprendizado colaborativo, investigativo e com foco na experimentação e inovação, a Mostra Nacional de Robótica é uma das partes integrantes do Robótica 2019, que acontece na FURG até este sábado, 26. O evento, composto por 40 estandes de apresentação, montados junto ao Cidec-Sul, contou com a participação de estudantes de ensino fundamental, médio, técnico e pré-vestibular de instituições públicas e privadas, bem como alunos de cursos superiores, estudantes de pós-graduação e pesquisadores da área, de todas as partes do país desde o início da semana.

O formato do evento – em caráter de mostra - é uma iniciativa que visa estimular e divulgar a produção de trabalhos de caráter científico, os quais englobam inovações tecnológicas e metodológicas que podem contribuir significativamente para o desenvolvimento de uma área do conhecimento. Os participantes desta edição demonstram seus trabalhos de forma oral, utilizando para isso diferentes recursos que podem envolver imagem, vídeo, som, desenhos e textos.

Cauet Carvalho, de 14 anos, veio da Paraíba para expor seu trabalho no evento. Chamado de “Semáforo Inteligente”, o estudante explica a utilidade de seu invento: “Quando não tem carros nem pedestres em tráfego, ele fica sempre aberto. Só que, caso apareça algum pedestre, ele fica vermelho para os carros e verde para o pedestre. Mas, caso não tenham pedestres e apareça algum carro, ele fica amarelo em forma de atenção para o veículo e volta a ficar verde, uma vez que não há mais tráfego”. Explica.

Quanto a parte técnica, o jovem cientista explica que o projeto funciona com base na placa Arduino Uno, que é o cérebro do protótipo. “O semáforo é equipado, também, com dois sensores ultrassônicos, placa de relé – que abre e fecha o sinal -, e fios de âmbar e sucata, para baratear os custos de produção. Futuramente queremos implementar uma placa de energia solar, para que ele produza, utilize e armazene sua própria energia, precavendo-se assim em caso de falta de energia ou apagões”.

Incentivo à pesquisa e à ciência

A Mostra Nacional de Robótica é um evento cujas origens estão na iniciativa pública, gratuita e sem fins lucrativos. Dessa forma, sua intenção reside em estimular os jovens pesquisadores à ciência e valorizar seus trabalhos e produções, gerando melhores condições para o aprimoramento técnico e pessoal não só daqueles que participam ativamente das exposições, mas também aqueles que a visitam. O que acaba por promover a integração de mais pessoas ao ambiente acadêmico e científico.

Esse é o caso de três meninas do Instituto Federal da Bahia, que juntas desenvolveram o aplicativo “Stopstrap”, que avisa ajudar deficientes visuais em questões de acessibilidade. “Nosso projeto é sustentado no conceito IOT, que é a internet das coisas, promove uma comunicação entre dispositivo e usuário. A nossa lógica de programação compara as duas localizações, da pessoa no momento e onde ela quer chegar, e quando as duas localizações são a mesma, uma pulseira, que deve ser colocado no braço do usuário, vibrará, indicando o sucesso no deslocamento”, explicam Daphne Soares, Yasmin Ferreira e Luana Brito, de 18 anos.

Para as jovens, o fato de estarem nessa mostra é um ato político e de representatividade. Na visão de Yasmin “Somos minoria nos espaços que ocupamos, e principalmente na ciência, se tem o estigma de nós, mulheres, não somos aptas ou capacitadas para ocupar esses espaços. Então, é importante para nós estar aqui, mas mais importante ainda é mostrar para outras meninas e mulheres que elas também podem estar e ocupar espaços como este”.

 

Galería

Imagem mostra grupo de pessoas, e, em destaque, jovem apresentador mostrando seu trabalho

Cauet, de 14 anos, construiu o semáforo inteligente para resolver problemas de segurança e trafegabilidade nas cidades

Fernando Halal/Secom