STARTUPS

Innovatio realiza nova edição do Demoday

Evento é resultado de uma parceria entre a FURG, Startups RS e Sebrae

Realizado para apresentar o resultado do processo desenvolvido pelas empresas participantes do programa Startups RS, o Demoday promove aos jovens empreendedores a oportunidade de demonstrar suas ideias para uma banca de especialistas, contribuindo na preparação desses negócios para o mercado. Nesta edição, que aconteceu na última terça-feira, 28, sete startups concluíram o processo de pré-incubação e puderam expor seus projetos. O evento, resultado de uma parceria entre a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da FURG (Innovatio), Startups RS e Sebrae, contou com transmissão ao vivo, e pode ser revisitado clicando aqui.

O Demoday é realizado desde 2015, e, segundo informações do Sebrae, já atendeu mais de 500 empresas no Rio Grande do Sul.

Pré-incubação

Constituindo-se em uma fase de construção e validação do modelo de negócios de uma startup, o momento de pré-incubação é uma jornada de aprimoramento e amadurecimento, tanto em recursos humanos – em relação às pessoas envolvidas no projeto -, quanto em modelo e formato de negócios. De acordo com o coordenador de empreendedorismo e incubação de empresas da FURG, Aléssio Almada, o processo é voltado para a formação de equipes que pretendem criar e desenvolver empresas com modelo de negócios de base tecnológica.

Nesta edição, as sete empresas que concluíram o processo foram: App de entrega de comida na beira da praia; Composta SãoLou; Deep Pixel; Fish Life; Fruitec; Let’szommin; e Siapesq.

“Foram 30 horas de aprendizado, auxiliando os participantes na construção e validação de seus modelos de negócios. Nesse ano os participantes puderam apresentar seus pitches em outros momentos, que antecederam ao Demoday, e isso é visto como um aprendizado necessário, pois a cada apresentação os empreendedores recebem sugestões de pessoas com experiência de mercado ou tecnológica”, explicou Aléssio.

Destaques

Ao final do evento, três propostas são destacadas, recebendo premiação em incentivo: o Sebrae oferta a possibilidade de ingressas no programa Startup RS Digital; a Associação Gaúcha de Startups oferece associação gratuita por um ano; e a Innovatio propõe uma incubação direta (sem necessidade de participar do processo seletivo) e gratuidade por seis meses nas taxas de incubação.

Os destaques desta edição foram, na primeira posição, Siapesq (plataforma para auxiliar na produtividade pesqueira com sustentabilidade ambiental); na segunda posição, Deep Pixel (visão computacional aplicada a gestão preditiva de tubulações no setor industrial); e, na terceira colocação, Composta SãoLou (gestão agroecológica de resíduos orgânicos).