INOVAÇÃO

FURG recebe cientista francês para aprimoramento de sensores IoT

Equipamento é usado para monitorar em tempo real a qualidade da água na EMA; projeto é coordenado pelo C3 e pela Estação Marinha

Foto: Divulgação

Na última semana a FURG recebeu a visita do engenheiro francês Ahmed Janati, por meio do projeto europeu Astral. O pesquisador, vinculado à empresa de base tecnológica bioceanor, baseada em Nice, na França – um dos mais importantes clusters tecnológicos do país -, auxiliou a universidade na atualização e validação de sensores IoT para o monitoramento preditivo em tempo real da qualidade da água na Estação Marinha de Aquicultura (EMA).

Sobre a iniciativa

Composto por uma ação coletiva da união europeia que visa o aprimoramento da cadeia de valor multitrófica na aquicultura (IMTA), o Projeto Astral, atualmente, conta com os chamados IMTA Labs – ambientes de pesquisa prática -, presentes em países como Irlanda, Escócia, África do Sul, Argentina e Brasil; sendo um destes a EMA na FURG. Além da estação marinha, a universidade também é representada no projeto pelo Centro de Ciências Computacionais (C3), responsável por coordenar toda a pesquisa e desenvolvimento de novos sensores para qualidade da água.

De acordo com o professor da unidade, Marcelo Pias, no momento, a Astral é responsável por validar tecnologias baseadas em visão e inteligência artificial (IA) para microplástico e algas nocivas, sensores MEMS para micronutrientes na água, visão computacional para estimativa de biomassa em espécies (camarão e ouriço do mar), e tecnologias de biosensores em ostras como forma de detectar anomalias no ambiente por meio de algoritmos de análise de abertura e fechamento dos bivalves.

Ao C3 cabe a incumbência de coordenar o chamado “Work Package 3”, unidade que administra a pesquisa e o desenvolvimento da tecnologia em sensores de todo o projeto. Ainda de acordo com Pias, estão envolvidos nesta iniciativa mais de 25 bolsistas de graduação, pós-graduação e pós-doutorado da FURG.

Cooperação internacional

Com parceria estabelecida há dois anos, dentro do projeto Astral, o C3 vem desenvolvendo diversas atividades, focando principalmente no seguimento Internet of Things (IoT). A coordenação do trabalho dentro do escopo desta tecnologia - especificamente -, é organizada pela empresa parceira Bioceanor. “Aqui na FURG fizemos o desenvolvimento de parte do kit proposto pela Bioceanor, e agora, a empresa vem à instituição para realizar o processo de validação da tecnologia, ou seja, coloca-la em um ambiente prático relevante para fazer a coleta de dados”, explicou Pias.

Para o docente, é muito relevante para a instituição receber a Biocenor, na figura do engenheiro Ahmed, uma vez que além de proporcionar a internacionalização da universidade, também oferece aos estudantes diretamente envolvidos uma experiência intensa de mercado. “A Bioceanor possui muita experiência em Aquicultura na Europa; ter a presença de um representante relevante da empresa por aqui, promovendo a expertise de validação desta tecnologia é muito importante pra FURG, e muito mais ainda para os nossos alunos, que estão trabalhando diretamente com o Ahmed, se comunicando em inglês, praticando e aplicando conhecimento na prática”, concluiu.

 

Galería

Divulgação