MEIO AMBIENTE

FURG participa de revisão do Plano Ambiental Municipal de Rio Grande

Trabalho reúne 46 integrantes da comunidade científica local

A FURG, em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, está realizando a revisão do Plano Ambiental Municipal. O trabalho contou com a participação dos próprios especialistas da comunidade científica local, FURG e pesquisadores convidados, totalizando uma equipe de 46 pessoas, que promoveram o “estado da arte” do conhecimento sobre a fauna e flora do município e também sobre os aspectos físicos e humanos.

Os novos programas ambientais então propostos foram concebidos como diretrizes gerais para a condução da gestão ambiental do município, cujos prazos, metas e detalhamentos possam ser feitos através de uma regulamentação legal posterior. Como forma de envolver a sociedade, foram realizadas consultas através de questionários amplamente distribuídos em escolas, associações de moradores, ONGs, grupos sociais organizados, comerciantes e moradores dos bairros. O questionário digital utilizado para a revisão do plano foi elaborado na plataforma Survey Monkey, que permitiu a criação de um QR Code, para acesso rápido, e o material foi distribuído em pontos estratégicos do município, visando o engajamento da comunidade local.

Os documentos podem ser acessados neste link e ficarão disponíveis até o dia 15 de outubro. As colaborações para a revisão devem ser enviadas para o email paulotagliani16@gmail.com.