INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE

FURG integra a Rede Gaúcha para captura e valorização de CO2

Ação ocorre junto ao programa Redes Inovadoras de Tecnologias Estratégicas da FAPERGS

Os docentes Felipe Kessler e Marcos Gelesky da Escola de Química e Alimentos (EQA) e do Programa de Pós-graduação em Química Tecnológica e Ambiental (PPGQTA) integram o projeto Rede Gaúcha para Captura e Valorização de CO2 (RG-CO2) dentro do programa Redes Inovadoras de Tecnologias Estratégicas do Rio Grande do Sul (RITEs) da FAPERGS.

O programa RITEs busca consolidar grupos de pesquisa em áreas estratégicas para o desenvolvimento do Estado. A participação da FURG nesta rede é uma oportunidade para potencializar cientificamente os grupos de pesquisa envolvidos.

O projeto é coordenado pelo professor Jairton Dupont (UFRGS) e formada por pesquisadores da UFRGS, UFSM, UFPel, FURG e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IF-Sul). O objetivo dessa rede é desenvolver sistemas catalíticos integrados que permitam a captura de dióxido de carbono (CO2) e sua transformação em produtos de valor agregado como commodities e combustíveis através de processos verdes, sustentáveis e economicamente viáveis.

A RG-CO2 coloca de forma inédita e singular a expertise de grupos gaúchos, no desenvolvimento de tecnologias inovadoras para a solução de problemas associados às mudanças climáticas, e elevará a capacidade do Estado colocando-o no mais alto patamar científico e tecnológico dos processos de química verde e sustentável. A consolidada inserção internacional da RG-CO2 com os maiores e mais importantes laboratórios internacionais, também corrobora para a plena capacidade de desenvolvimento do projeto.

 

Este material foi produzido de acordo com as normas disciplinadas pela Instrução Normativa nº 1, de 11 de abril de 2018, bem como se ancora e respeita os demais materiais publicados até o momento no que tange o regramento para a comunicação pública dos órgãos federais durante o período de defeso eleitoral, compreendido de 2 de julho a 2 de outubro, podendo ser prorrogado até o dia 30 do mesmo mês em caso de segundo turno.