PESQUISA

Explorador espanhol apresenta Trenó de Vento nesta terça no IO

Ramón Larramendi patenteou o primeiro veículo eólico destinado à investigação polar

O explorador polar espanhol Ramón Larramendi estará na FURG nesta terça-feira, 30, onde apresentará a palestra “Projeto Trenó de Vento, um triunfo da simplicidade”. A atividade ocorrerá às 11h, no Auditório João Rocha do Instituto de Oceanografia (IO).

Desenvolvido como um projeto científico de caráter internacional por Larramendi, o Trenó de Vento (Inuit Windsled Project) é o primeiro veículo eólico patenteado e desenhado para a investigação polar. O veículo é capaz de percorrer milhares de quilômetros de superfície de gelo sem deixar resíduos contaminantes. Consiste em um autêntico laboratório móvel que permite aos pesquisadores a coleta de dados e amostras em territórios praticamente inexplorados dos mantos de gelo da Antártica e Groenlândia, cujo conhecimento é fundamental para projetos de investigação relacionados com as mudanças climáticas e a história da evolução da vida na Terra.

O trenó é movido a kite (pipa ou pandorga), como plataforma polar limpa (sem fontes de contaminação pela queima de combustível) para coleta de dados científicos. Com ele, o espanhol já fez algumas travessias impressionantes, passando por locais de difícil acesso do manto de gelo da Antártica, como o pólo sul geográfico e o pólo da inacessibilidade. Graças a essa plataforma sustentável, hoje se pode fazer ciência com eficiência energética a um custo econômico razoável com relação a outras infraestruturas científicas destinadas aos mesmos fins.

A vinda de Ramón Larramendi servirá para discutir, junto a pesquisadores e acadêmicos do IO, dados que podem ser coletados tendo como plataforma o trenó de vento. "Vamos discutir as possibilidades de colaboração, a princípio no contexto de um projeto que tenho em colaboração com outros colegas dos Brics, além de outra atividade de monitoramento atmosférico pela equipe do professor Gilberto Fillmann", adianta o professor Jorge Arigony, do IO.