EMPREENDEDORISMO

Evento UP – Unindo Perspectivas fomenta a cultura empreendedora em Rio Grande

Ao longo do dia, cinco trilhas e três palestras debatem diferentes áreas da inovação

Foto: Júlia Sassi/Secom

O evento UP – Unindo Perspectivas reuniu, na manhã deste sábado, 30, a comunidade rio-grandina interessada na temática do empreendedorismo.

A primeira palestra do dia, “Estratégias de desenvolvimento baseadas em inovação”, foi ministrada por Jorge Audy, superintendente de Pesquisa e Inovação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), que debateu sobre a evolução dos ambientes de inovação. Fazendo um resgate histórico, o pesquisador falou sobre o perfil das cinco maiores empresas do mundo atualmente, que foram originadas por startups. “As empresas promovem as mudanças econômicas que vivemos e as universidades são capazes de fomentar esses processos, com parques científicos, formação e tecnologia”, disse.

Em seguida, Audy explicou o conceito da quádrupla hélice, onde o governo, empresas e universidades se unem à sociedade para conceber espaços de inovação que proporcionem o desenvolvimento de determinada região. Em sua fala, destacou os esforços do Oceantec para contribuir com essa temática em Rio Grande.

O evento é uma iniciativa conjunta da FURG com o eixo Educação Empreendedora, vinculado ao Comitê de Governança Empreendedora de Rio Grande, promovido dentro da Semana Global do Empreendedorismo (SGE).

Pioneirismo

Sendo realizado pela primeira vez, o UP – Unindo Perspectivas representa um movimento global que acredita no empreendedorismo como gerador de desenvolvimento econômico e social, tendo como sede a cidade do Rio Grande.

Na abertura do evento, o presidente do Comitê de Governança Empreendedora, Artur Gibbon, agradeceu o envolvimento da comunidade no desenvolvimento e realização do evento, e comentou sobre o momento importante em que o evento acontece: “Estamos buscando, por meio do desenvolvimento econômico, fazer de Rio Grande uma cidade melhor”. Gibbon pontuou que o evento é uma realização coletiva, porque “nós precisamos um dos outros para transformar a cidade”.

A reitora da FURG, Cleuza Maria Sobral Dias, também reforçou a ideia de coletividade para o bom desenvolvimento do evento e, assim, agradeceu aos que trabalharam na proposta. “Para a FURG é um orgulho realizar um evento como esse, porque nos últimos anos a universidade aprimorou as atividades integradas à sociedade. Com todas as ações efetivas, a FURG está mais próxima de auxiliar e apoiar o desenvolvimento da nossa cidade. No ano do nosso cinquentenário estamos entre as 20 universidades mais empreendedoras do país, e isso é motivo de muito orgulho para nós”, afirmou.

Alexandre Lindenmeyer, prefeito do município do Rio Grande, enfatizou o trabalho das diversas entidades que promovem e apoiaram o evento e que trabalham com o empreendedorismo. “Devemos sempre trabalhar com a pluralidade de ideias e com o respeito, porque o que se faz num momento como esse é superar as diferenças para trabalharmos na perspectiva de melhorar a cidade”, reforçou o prefeito.

Segundo Aléssio Almada, coordenador do eixo de Educação Empreendedora, o evento UP – Unindo Perspectivas une teoria e prática para ampliar e melhorar o desenvolvimento social através da inovação.

 

 

Galería

UP - Unindo Perspectivas aborda inovação e empreendedorismo

Foto: Júlia Sassi/Secom