PRÁTICA

Estudantes do C3 iniciam processo de transferência tecnológica com a empresa Denso do Brasil

Equipe projetou uma solução industrial para um problema real da subsidiária da Toyota

Foto: Divulgação

Em novembro deste ano, um grupo de estudantes de graduação dos cursos de Engenharia Mecânica Empresarial, Engenharia de Computação, Engenharia de Automação e Sistemas de Informação apresentaram para representantes da empresa Denso do Brasil, os frutos de um projeto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação voltado para solucionar uma demanda real do setor industrial. Agora, parte dessa equipe participa em Curitiba/PR do início do processo de transferência tecnológica na sede da subsidiária da Toyota, que passará a integrar estes resultados em seu processo produtivo.

Para o professor do Centro de Ciências Computacionais (C3) – e um dos coordenadores do projeto - Marcelo Pias, destaca-se o ineditismo de um processo de handover desse porte, oportunidade “em que se faz a transferência da tecnologia para a empresa, com treinamento adequado de equipes e documentação”, completou o docente.

Segundo Rafaella Quaresma, estudante do curso de Engenharia de Automação e uma das integrantes do projeto, na oportunidade, parte da equipe que está em Curitiba conheceu as instalações da fábrica por meio de um tour guiado. “Nessa atividade tive a oportunidade de conhecer pessoalmente a operação de robôs industriais e associar, na teoria, todo o aprendizado adquirido nas aulas”, contou a discente.

Após o tour pela fábrica, os estudantes iniciaram a montagem da plataforma de inspeção de qualidade, desenvolvida durante os mais de dois anos de projeto. “Montamos a estrutura mecânica para então realizar as conexões elétricas e instalar a parte pneumática. Todo esse processo foi feito no espírito de equipe, de forma colaborativa e ágil. Finalizamos toda a parte de montagem no primeiro dia”, adicionou Rafaella.

No dia seguinte, a equipe iniciou a implementação lógica. Para Rafaella, esse foi um momento desafiador, considerando aspectos sensíveis devido ao alto nível de segurança de uma rede industrial como a da Denso. A equipe destaca o entusiasmo e o empenho com que abordou as atividades desta etapa, contando com a colaboração de funcionários de TI da Denso para entregar o melhor resultado possível. “Mesmo desafiadora, a oportunidade foi uma rica experiência por nos proporcionar a vivência de obstáculos reais enfrentados por grandes indústrias”, complementou a estudante.

Ao refletir sobre a experiência como um todo, Rafaella ressalta o quão inspiradores são momentos como este vivido pela equipe, uma vez que, após toda uma jornada de construção e troca de saberes, há também uma oportunidade única de viver a futura profissão na prática, conhecendo mais sobre rotinas reais do setor produtivo e, ainda, contribuindo para a melhoria e para a superação de desafios reais que o próprio setor enfrenta em suas atividades diárias.

“A visita foi muito inspiradora, e principalmente, única, já que contribuiu para o meu crescimento como engenheira. Carregarei sempre os ensinamentos vividos, desde a prioridade indiscutível e indispensável da segurança, como de sempre prestar um serviço e/ou produto de qualidade ao cliente, utilizando assim das melhores inovações tecnológicas, como a que temos o orgulho de ter elaborado através da Universidade em parceria com a Denso”, concluiu a estudante.

Por fim, Pias destaca a importância do suporte da Pró-reitoria de Planejamento e Administração (Proplad) e da Fundação de Apoio (Faurg), que foram de extrema importância para que o projeto pudesse acontecer e se manter ativo por todo tempo de execução. "Agradecemos imensamente pelo apoio incansável da Proplad, por meio da gestão de projetos; e da Faurg por meio do seu setor de bolsas; e do setor de compras por cuidar de cada detalhe das compras feitas para o desenvolvimento do protótipo; e, também, ao apoio fundamental da direção da Fundação para que a execução do projeto fosse possível", pontuou o professor.

Sobre a tecnologia

O grupo, composto por 14 estudantes, utilizou o framework ‘Digital Twin’ para desenvolver as atividades do projeto, que tinha como objetivo o desenvolvimento de um sistema capaz de aumentar o grau de rastreabilidade, possibilitando a identificação, o registro e o controle dos complexos processos de uma célula de produção do rotor da embreagem magnética de um compressor de ar condicionado automotivo. Nesse sentido, os discentes conseguiram pensar uma estrutura automatizada e inteligente que elimina variáveis e concede muito mais confiabilidade à produção.

Ainda segundo o professor, o produto obtido pelo grupo é uma solução que responde à demanda da modernização para a indústria brasileira, já contextualizada no programa do Governo Federal da Nova Indústria Brasileira (NIB). “Este projeto foi financiado por meio de uma iniciativa do Governo Federal chamada Rota 2030 Finep, cujo foco está no desenvolvimento do setor automobilístico nacional, e da manufatura de autopeças para as montadoras de veículos implantadas no país”, destacou Pias. Durante a pesquisa, os estudantes também contaram com a orientação dos professores do C3 Eder Mateus Nunes Gonçalves, Eduardo Nunes Borges, Luciano Maciel Ribeiro, Marcelo de Gomensoro Malheiros, Nelson Lopes Duarte Filho e Vinicius Menezes de Oliveira.

O protótipo criado pelos estudantes possibilita a criação de um banco de dados para armazenamento das informações coletadas em tempo real, integrando diferentes processos de fabricação por meio da comunicação entre equipamentos e sensores. A solução entrega, ainda, a inspeção inteligente baseada em tecnologia cognitiva e uma plataforma de gerenciamento compartilhada para o acompanhamento e análise dos resultados.